> >
10 frases que ofendem gays e lésbicas e que devem ser abolidas

10 frases que ofendem gays e lésbicas e que devem ser abolidas

Cuidado com o que você anda dizendo por aí. Pode não parecer, mas algumas frases e termos são, sim, homofobia. Veja algumas abaixo e dê adeus a elas

Publicado em 29 de junho de 2020 às 10:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Termos ou frases perojativas
Usar frases e termos perojativos também é um tipo de violência. (Shutterstock)

Já deu, né? Homens e mulheres homossexuais estão exaustos de ouvir piadinhas que, muitas vezes, vêm acompanhadas de um pedido de desculpas ou de alguma justificativa injustificável. Passou da hora. Até porque o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, em sessão realizada no último dia 13 de junho, pela criminalização da homofobia. O problema é que algumas frases homofóbicas continuam sendo ditas o tempo todo e incomodando MUITO gays e lésbicas. Ou seja: precisamos descartá-las a partir de agora. Confira 10 delas abaixo:

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    “É um desperdício você ser gay”

    É preciso ser feio pra ser gay? Pense bem: você diria a mesma coisa para uma pessoa comprometida ou para uma pessoa que nunca não teve interesse em se relacionar com você? Tudo que envolve sentimentos bons não pode ser considerado desperdício.

  • 02

    “Adoro ver duas mulheres se pegando. Posso entrar no meio?”

    Além de preconceituosa, a expressão é machista. Muitos homens acabam tendo essa fantasia, que é fruto da visão do corpo feminino como um objeto.

  • 03

    “Nossa! Mas você nem parece ser gay”

    Não existe uma cartilha de como ser gay e existem milhões de maneiras de expressar a personalidade. Muita gente gosta de dizer isso quando se depara com um integrante da comunidade LGBTQIA+ que foge dos clichês de aparência - afeminado, masculino - e possuem uma postura mais próxima do que os heterossexuais consideram como “normal”. E geralmente quando dizem isso, fazem questão de ressaltar que é um elogio, como se fosse um pecado mortal aparentar qualquer traço do sexo oposto.

  • 04

    “Tudo bem ser gay, mas não precisa se beijar na rua, né?”

    Os héteros não se beijam na festas, nas baladas, na boates, na rua e onde mais der na telha? Então: por que os membros da comunidade LGBTQIA+ não podem fazer o mesmo. E mais: se te incomoda ver dois homens ou duas mulheres se beijando o problema pode estar com você. Pense nisso.

  • 05

    “Que viadagem!”

    Termos como “machão”, “bichinha” ou “mulherzinha” não deveriam ser usados para pontuar uma atitude. Achar que homens só podem usar azul e mulher só rosa limitam os comportamentos de todos. Existem LGBTQIA + sensíveis? Claro. Assim como héteros.

  • 06

    “Não sou preconceituoso, tenho até amigos que são gays”

    Começar com “não sou preconceituoso” não anula qualquer preconceito. Dizer que tem um amigo gay é totalmente desnecessário. Ninguém fica dizendo por aí que tem um amigo hétero. Ser gay é tão natural que não deve ser comentado.

  • 07

    “Você é gay? Ah, então pode me dar algumas dicas de moda, né?

    Dizer que todo gay tem que entender de moda é preconceituoso. Assim como dizer que toda mulher tem que saber cozinhar, lavar e passar. Não pague esse mico.

  • 08

    “Cuidado que a maioria dos gays tem Aids”

    Quem tem informação saber que gays e héteros podem pegar AIDS. Portanto, usar frases como essa é o mesmo se assumir desinformado sobre algo que já é de conhecimento de todos.

  • 09

    “Isso é trabalho de homem. Você não vai conseguir fazer”

    Quando as pessoas vão entender que o gay (masculino) não deixa de ser homem? O fato de ele gostar de alguém do mesmo sexo não o transforma em uma mulher frágil.

  • 10

    “Você é Lésbica? Isso é falta de uma ro***”

    Se os homens soubessem que o que uma mulher menos precisa é do órgão sexual masculino pra se satisfazer sexualmente, eles provavelmente conseguiriam fazê-la mais feliz. Dizer que uma mulher é lésbica porque não encontrou um homem que “fez direito ou que é falta de um pênis” é grosseiro, sexista e o mais importante: uma mentira.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais