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Publicado em 4 de setembro de 2025 às 14:20
Frases curtas, foco na leitura pelo celular, títulos diretos e informação entregue já no lead. É o estilo do g1 ES de produzir as notícias para o portal nacional de notícias da Globo. Os jornalistas Vitor Ferri e Juirana Nobres, editores da página local, afirmam que o foco não é tanto dar a informação primeiro, mas sim alcançar a informação mais detalhada, sem lacunas, mesmo que a publicação demore um pouco mais - e, desta forma, levar notícias do Espírito Santo para além das divisas. >
O caso das baleias contaminadas por metais da lama do Rio Doce exemplifica a apuração mais detalhada do g1 ES. Em setembro de 2024, um site concorrente já havia noticiado o caso, focando na divulgação do 5° relatório anual dos ambientes dulcícola, costeiro e marinho, monitorados pelo Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA). Juirana Nobres, uma das produtoras da matéria, foi além: trouxe dados, entrevistou os pesquisadores e trouxe mais detalhes da pesquisa. Resultado: o assunto foi um sucesso e conseguiu ganhar repercussão nacional.>
A morte do apresentador e empresário Silvio Santos, também em 2024, é um exemplo, trazido pelos editores, de como pegar um assunto nacional e fazer um recorte local. Ferri contou que estava viajando quando uma produtora do g1 ligou para ele perguntando se tinha algum caso que pudesse relacionar com a história do apresentador no Estado. Rapidamente, o jornalista lembrou que o pai dele havia ganhado um carro em um programa do criador do SBT. Assim, mais um personagem capixaba foi apresentado ao Brasil, num caso de grande comoção da audiência.>
Os editores do g1 ES destacaram a parceria que existe entre eles, e como o trabalho de um complementa o do outro. Ferri destaca que as diferentes vivências dele e da colega, Juirana, os ajudam a trazer diferentes recortes para a pauta. >
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Enquanto Juirana consegue “cantar o lead”, o primeiro parágrafo da notícia, que responde às informações básicas de uma matéria jornalística, Vitor pensa rapidamente no título da matéria.>
“Eu estou como editora, mas tenho alma de repórter, de fazer, de executar. Oriento muito e tenho bons retornos. Quando discutimos a pauta, já visualizo o lead e o sublead. Se não estiverem como imaginei, refaço quantas vezes precisar. A equipe brinca dizendo que eu ‘canto o lead’”, destaca a editora.>
“Às vezes eu ‘vendo’ o título e, quando vou ler a matéria, penso: ‘nossa, não era nada daquilo que parecia’. Mas também acontece o contrário: às vezes eu me surpreendo”, pontua Ferri.>
Os dois jornalistas aproveitaram a conversa que tiveram com os alunos do 28° Curso de Residência em Jornalismo para dar dicas relacionadas aos estilo de trabalho no portal de notícias da Globo. Eles pontuam que é importante estudar o estilo do g1, pois os parágrafos são mais curtos, comparados ao texto de A Gazeta, e têm o recorte local com possibilidade de se tornar uma notícia nacional. Detalhes que fazem toda a diferença na hora da publicação da matéria.>
“É esse estilo de redação que vai ter que ser específico, no caso, para quem escreve para o g1. Então é legal conhecer o g1, observar e começar a estudar o site. Entra na matéria mais básica, faz a comparação”, frisa Juirana, editora do g1 ES.>
** Este conteúdo foi escrito por um aluno do 28° Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob orientação da editora de conteúdo Mariana Gotardo.>
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