Publicado em 21 de novembro de 2025 às 10:00
Com a entrega de 7 quilômetros de novas pistas entre Guarapari e Anchieta, a Ecovias Capixaba confirmou que o trecho da Serra, entre os quilômetros 242 e 247, deve ser concluído até o fim de 2025, oito meses antes do previsto inicialmente. Também segue em andamento a duplicação de 13 quilômetros entre Alfredo Chaves e Iconha, no Sul capixaba. >
As obras fazem parte do novo ciclo de investimentos da concessionária e estão sendo executadas de forma simultânea, com acompanhamento diário das equipes de engenharia, segurança do trabalho e controle operacional. O objetivo é manter o ritmo das frentes sem comprometer a fluidez da rodovia, que concentra o principal fluxo de veículos do Espírito Santo.>
De acordo com Jéssica Viturino, coordenadora de Segurança do Trabalho da Ecovias Capixaba, o processo de duplicação é pensado desde a elaboração dos contratos com prestadores de serviço. Isso permite maior controle sobre as condições de trabalho e cumprimento das normas. >
“No termo de referência (TR) ficam definidas todas as exigências de segurança que o prestador precisa seguir, desde o uniforme até o uso de veículos atenuadores de impacto, que são obrigatórios em serviços dinâmicos”, explica.>
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Segundo Jéssica Viturino, o acompanhamento constante também envolve auditorias e o chamado “farol de desempenho”, que avalia o cumprimento das normas pelos prestadores. Ela ainda acrescenta que o acompanhamento é feito mensalmente, para garantir que tudo que foi acordado continue sendo seguido durante toda a obra.>
“Verificamos a documentação de segurança. O prestador, ao se cadastrar, já sabe quais documentos precisa manter em dia e atualizados, documentos de saúde e segurança. Eles enviam tudo para a gente pelo portal, e fazemos o acompanhamento mensalmente”, destaca. >
Enquanto as obras seguem na pista, o Centro de Controle Operacional (CCO) monitora toda a extensão da BR-101, acompanhando o fluxo e acionando equipes em caso de ocorrências. >
“Quando o motorista entra em contato pelo 0800 ou pelo WhatsApp, abrimos uma ocorrência no sistema e despachamos o recurso adequado, guincho, ambulância ou apoio mecânico. Se o usuário não souber o local exato, o chatbot solicita a localização automática”, pontua Alex Silva Duarte, operador do CCO.>
Ele também acrescenta que o centro se comunica com o setor de segurança do trabalho, para que as duas áreas atuem de maneira conjunta. “Quando há alguma intercorrência com equipes de campo, o controle operacional envia as informações e imagens para o time de segurança. Isso agiliza o atendimento e evita reincidências”, complementa. >
Mesmo com a movimentação intensa, Jéssica afirma que o número de acidentes graves nas frentes de obra segue baixo. “Conseguimos demonstrar, com dados, um índice baixíssimo de acidentes graves ou fatais, e acompanhamos esses números mês a mês para assegurar que tudo está sendo feito conforme o planejado, nas melhores condições de trabalho, conforto e segurança para os nossos usuários e colaboradores.”>
Além disso, de acordo com Breno Garcia Aguiar, médico responsável pelos atendimentos na rodovia, esses protocolos de segurança também se estendem às equipes de saúde. >
“Mesmo fora das frentes de obra, o uso de capacete é obrigatório. Trabalhamos com EPIs e medidas de prevenção para garantir a integridade de todos durante os atendimentos.”>
A cultura de segurança, segundo os funcionários, também tem reflexos fora da rodovia. A operadora de pedágio Liliane Andrade, por exemplo, conta que o programa interno Segurança Sempre transformou a maneira como ela e os colegas encaram o trabalho. >
“Depois que aprendi o método 5S, passei a aplicar em casa. Ensinei meus filhos a reconhecer riscos e a ter mais atenção. Hoje a segurança faz parte da rotina da minha família”, afirma. >
O método 5S, adotado pela concessionária como parte das práticas de prevenção, tem origem no Japão e se baseia em cinco princípios: utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina. A proposta é criar ambientes de trabalho mais seguros e eficientes por meio da eliminação de excessos, da definição de um lugar certo para cada ferramenta e da manutenção constante da ordem e da limpeza. >
Com a previsão de conclusão do trecho da Serra até o fim de 2025, a Ecovias Capixaba planeja conectar o novo segmento à duplicação já entregue em Guarapari, formando um corredor contínuo de pistas duplas que vai até Iconha. Segundo a concessionária, o objetivo é entregar cerca de 200 quilômetros duplicados até 2028, dentro do cronograma do novo contrato. >
Pedro Paulo Rocha é aluno do 28º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo de marca teve a orientação e edição de Mariana Gotardo, editora de conteúdo do curso, e Vinicius Viana, editor-adjunto do Estúdio Gazeta.>
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