> >
Diagnóstico precoce de câncer infantil pode salvar 8 em cada 10 pacientes

Diagnóstico precoce de câncer infantil pode salvar 8 em cada 10 pacientes

Campanha da Acacci chama a atenção para o papel de pais e educadores sobre sinais que se manifestam em crianças e adolescentes; entenda como buscar ajuda

Kayc Keven

Residente em Jornalismo / [email protected]

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 14:51

A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o contágio de doenças (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock)
Setembro Dourado chama a atenção para casos de câncer infantojuvenil  (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock) Crédito: Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock

Casos de câncer infantojuvenil sempre causam alguma comoção, e chamam a atenção das autoridades de saúde. No Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ao menos 138 novos casos foram identificados no último ano, dado que traz ainda mais preocupação se levarmos em conta que a doença já é a principal causa de morte por enfermidades entre crianças e adolescentes no país.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 8 em cada 10 novos casos de câncer podem ser completamente curados caso o diagnóstico seja precoce, sendo que os pacientes seguem sua rotina com qualidade de vida após o tratamento. Para dar ênfase a essa detecção cada vez mais cedo, no ES, a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) desenvolve a campanha “Setembro Dourado”.

Para Francisco Carlos Guava, presidente da entidade, é essencial que todas as pessoas próximas a jovens fiquem atentas a sinais persistentes, como febre contínua, palidez, dores ósseas, manchas roxas e perda de peso sem explicação.

“O alerta também se estende a familiares e profissionais da Educação, que podem desempenhar um papel importante na identificação precoce da doença”, reforça Guava. Há mais de três décadas, a Acacci vem atuando como linha de frente nessa causa, oferecendo apoio a pacientes e familiares, através de acompanhamento médico, psicossocial, e até financeiro.

Do futebol ao tratamento

Apenas em 2024, foram realizados 32.199 atendimentos, com o acolhimento de 392 pessoas e o acompanhamento de 41 novos casos no Espírito Santo. Entre esses pacientes está Miguel Bazoni, de 15 anos, diagnosticado com osteossarcoma, um tipo de tumor ósseo.

Miguel Bazoni, de 15 anos, diagnosticado com osteossarcoma, entre a família.
Miguel Bazoni com a família Crédito: Acervo pessoal

O adolescente, morador de Governador Valadares, em Minas Gerais, descobriu a doença após sentir dores no joelho durante um campeonato de futebol. A família acreditava que se tratava de uma lesão simples. Após exames e encaminhamento a especialistas em Vitória, veio a confirmação do câncer.

“Pensávamos que fosse apenas uma luxação ou rompimento de ligamento. Mas, ao procurar um oncologista, recebemos o diagnóstico de um câncer agressivo. Ficamos muito abalados, mas a convivência com outras famílias na Acacci nos fortalecido”, relata a mãe de Miguel, Irislene Carvalho Bazoni.

Mais do que uma data no calendário, o Setembro Dourado reforça a mensagem de que a cura é possível e começa pela observação atenta e pela procura por ajuda médica. E a conscientização é o primeiro passo para garantir que mais crianças e adolescentes tenham a chance de viver uma vida plena e saudável.

Vídeo da campanha da Acacci, chama atenção para o problema

Atenção aos sinais

  • Febres recorrentes
  • Perda de peso inexplicável
  • Dor persistente nos ossos ou articulações
  • Manchas esbranquiçadas nos olhos
  • Dores de cabeça frequentes
  • Manchas roxas e hematomas
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado

Onde procurar ajuda

Acacci - Associação Capixaba contra o Câncer Infantil

Endereço: R. Domingos Póvoa Lemos, 297 – Jardim Camburi, Vitória – ES, 29090-080

Telefone: (27) 2125.2999

** Este conteúdo foi escrito por um aluno do 28° Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob orientação do coordenador do curso, Eduardo Fachetti.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

câncer doenca Crianças Família Médicos Acacci

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais