Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Caso grave

Três meses de espera: mulher com suspeita de tumor precisa de biópsia em Vitória

Marilene Afonso do Rosário, e 61 anos, afirma que fez todos os exames necessários para realizar a cirurgia o mais rápido possível; porém já fazem meses do pedido

Publicado em 16 de Agosto de 2024 às 17:31

Mikaella Mozer

Publicado em 

16 ago 2024 às 17:31
Há pelo menos três meses Marilene Afonso do Rosário, de 61 anos, convive com uma aflição diária. Isso porque ela aguarda a biópsia na mama direita após exames apontarem a suspeita de um tumor. Segundo a paciente, a médica que a atendeu no dia 21 de maio na Santa Casa de Misericórdia, em Vitória, disse que o caso dela é grave e por isso o procedimento seria realizado em até 15 dias. Porém, já se passaram 85 dias e nada foi feito.
O medo aumenta para Marilene devido ao histórico de câncer de mama na família. Ela já perdeu parentes para a doença. Por estar ciente da situação, em maio ela correu contra o tempo e, com a ajuda da cunhada Ana Cristina Afonso, fez todos os exames para agilizar o processo cirúrgico. O que, de acordo com Marilene, não adiantou, pois não recebeu o atendimento. Mas, a moradora de Vila Velha não desistiu e corre atrás do diagnóstico.
“No exame de maio eu faria uma sucção, porém no momento do procedimento a médica falou que não poderia fazer, pois já estava profundo. Se fizesse por agulhamento poderia ficar pedaço. Então teria que cortar e tirar o pedaço todo para fazer a biópsia”, informou ao repórter Christian Miranda, da TV Gazeta.
Mesmo com o apontamento da profissional da saúde, a rapidez necessária não foi cumprida. Situação que não era para acontecer, pois conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a fila de cirurgia eletiva, caso de Marilene, é dinâmica, ou seja, tem entrada e saída diariamente.
"Tenho fé que não tenho nada grave, mas se for eu vou passar firme e forte. Só que quando vejo o quanto tá demorando eu choro pelos cantos. Eu fico preocupada"
Marilene Afonso do Rosário - Paciente
O receio da paciente é que ela passe a ser uma soma nos 377 casos de câncer de mama diagnosticados de janeiro a agosto de 2024 pela Sesa e não esteja recebendo tratamento.
Ao ser demandada, a Santa Casa afirmou que a cirurgia está agendada para o dia 27 de agosto. Entretanto, quando a reportagem foi gravada pela TV Gazeta, na última quarta-feira (14), Marilene contou não ter recebido a informação. Já nesta quinta-feira (15), após novo contato da reportagem, ela confirmou te recebido a ligação. 
Marilene Afonso do Rosário e a cunhada Ana Cristina Afonso estão correndo atrás para conseguir que o procedimento seja realizado.
Marilene Afonso do Rosário e a cunhada Ana Cristina Afonso estão correndo atrás para conseguir que o procedimento seja realizado Crédito: Ronaldo Rodrigues
Conforme apuração do repórter Cristian Miranda, da TV Gazeta, a Santa Casa afirmou que só entra em contato quando o procedimento está confirmado com segurança. Eles informaram ainda que avaliam a necessidade de vaga Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e estoque de sangue.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Tânia Maria vence prêmio internacional de melhor atriz coadjuvante
Após sucesso em 'O Agente Secreto', Tânia Maria volta a vender tapetes
Justiça Eleitoral comunicou a Câmara sobre confirmação de perda de direitos políticos pelo parlamentar, após processo transitar em julgado
Vereador de Ibatiba perde mandato após condenação por violência doméstica
Imagem de destaque
Imposto bilionário, prisão e briga familiar: os dramas por trás da sucessão na Samsung

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados