Publicado em 16 de junho de 2021 às 00:06
Em um ano atípico em virtude da pandemia do novo coronavírus, a maioria das empresas precisou se movimentar para continuar na mente do público, mesmo em meio ao distanciamento social. Bem-sucedida na condução desse esforço, a Itapuã Calçados, marca tradicional do varejo capixaba, foi a mais lembrada pelos clientes, conquistando o primeiro lugar na categoria “Loja de Calçados” no 29º Recall de Marcas Rede Gazeta. >
Desde o começo de 2020, a empresa vem passando por uma grande transformação digital. Além da venda no comércio de rua, nas lojas no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Itapuã avançou nas operações on-line. Isso se concretizou no fim do ano passado, quando foi lançado seu e-commerce. Na itapua.com.br, clientes podem conferir as últimas novidades e fazer suas compras sem sair de casa.>
As mudanças, no entanto, não ficaram restritas ao trato direto com o consumidor. Outras alterações no modo de trabalho da empresa foram feitas de maneira mais profunda internamente. Elas englobam desde a contratação de novo ERP (sistema de gestão), passando pela inclusão de formas de pagamento e revisão de processos internos até chegar às formas de contratação de novos funcionários. >
A transformação digital adotada pela empresa tem como reflexo o posicionamento de mercado, com o objetivo de colocar o cliente no centro de todos os processos e estratégias. Quem destaca o novo conceito de trabalho é o diretor de Negócios da Itapuã, Thiago Cardeal.>
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“Estamos trabalhando no conceito omnichannel, buscando oferecer ao cliente uma experiência única em qualquer canal de comunicação ou de compra, seja no ambiente físico, seja nos canais digitais”, explicou.>
As mudanças exigem muito trabalho e dedicação. Afinal de contas, trata-se de uma empresa com enorme tradição, que cresceu com o varejo tradicional, nas vendas diretas com os clientes em dezenas de lojas pelo Espírito Santo, e que agora consolida sua atividade também no digital. Para isso, diversas áreas foram aprimoradas, como explica o diretor.>
“Estamos transformando uma empresa que surgiu da manufatura para inseri-la definitivamente no universo digital. Descentralizamos nossa gestão, otimizamos nossa logística e unificamos nosso modelo de atendimento. Seja qual for o canal de compra escolhido pelo nosso cliente, queremos permitir o acesso dele às marcas de que gosta, às condições de pagamento que ele já confia e aos preços que já conhece”, pontuou Cardeal.>
No último mês de maio, a Itapuã completou 65 anos, e a comemoração teve muitas novidades. A principal delas foi a realização de um rebranding, com a empresa adotando uma nova marca e posicionamento, muito mais voltado à moda.>
Foi lançada a primeira coleção de marca própria feminina e infantil, exclusiva para as lojas Itapuã e totalmente voltada para a tendência de moda, desenvolvida por estilistas da própria empresa.>
“Temos também nossas marcas Itapuã Original (de sandálias masculinas) e New Face (calçados femininos), que são comercializadas pela nossa indústria, em Cachoeiro, para todo o Brasil e exterior”, destacou.>
E em um período tão desafiador para a sociedade, em todos os segmentos, a empresa vem focando a reestruturação, para que continue mexendo com o imaginário dos clientes e atendendo às suas necessidades. A missão é dar ao público sempre uma excelente experiência com a marca, seja no mundo físico, seja no espaço on-line, com o objetivo de estar cada vez mais perto do cliente e encurtar a distância entre moda e pessoas.>
A Itapuã Calçados é uma rede de varejo especializada em calçados e acessórios que há 65 anos tem o reconhecimento dos clientes nas 40 cidades em que está presente. São quase 80 unidades espalhadas pelos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para oferecer variedade, qualidade e as últimas tendências em calçados para adultos e crianças. >
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