Publicado em 5 de junho de 2025 às 01:44
Sindicatos são responsáveis por negociar acordos coletivos e reajustes salariais, representando os trabalhadores e as empresas, no caso dos sindicatos patronais. Também fornecem orientação trabalhista e representação em ações judiciais. Mas essas instituições vão além e buscam oferecer benefícios aos associados, como planos de saúde coletivos, descontos em estabelecimentos de ensino e associações de lazer.>
Este foi um dos segmentos avaliados no 33º Recall de Marcas A Gazeta. A pesquisa foi realizada pela Markka Consultoria, empresa do Rio de Janeiro especializada nesse tipo de levantamento, e aponta quais marcas estão mais conectadas com os consumidores do Espírito Santo, em 81 segmentos. >
Foram entrevistadas 1.629 pessoas, maiores de 16 anos, na Grande Vitória (Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha). Para representar a diversidade dos consumidores no Espírito Santo, foram utilizados critérios como idade, gênero, localização geográfica e classe socioeconômica para garantir uma amostra representativa e precisa da população capixaba.>
No ranking, quando há mais de um ganhador em uma posição, é porque houve empate técnico. No caso de várias empresas em primeiro lugar, por exemplo, as demais ficam em terceiro, sendo suprimido o segundo lugar. Já em algumas categorias, não há duas ou três posições, porque muitas marcas foram citadas com percentual semelhante ou não tiveram marcas citadas com percentual relevante.>
>
1º lugar - Sindirodoviários
O Sindirodoviários é o sindicato de representa os trabalhadores em transporte rodoviário do Estado do Estado do Espírito Santo, dentre eles os motoristas de ônibus dos sistemas Transcol e municipais.
1º lugar - Sindicomerciários
Fundado 1931, quando um pequeno grupo deu o primeiro passo para criar uma representação dos trabalhadores do comércio no Espírito Santo. No início, contou com empregados das principais casas comerciais da Capital. Hoje, representa trabalhares da categoria em todo o Estado.
3º lugar - Sindfer
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) foi fundado em 1932. Atualmente, representa os trabalhadores da Vale e tem mais de 8 mil filiados, entre funcionários na ativa e aposentados.
3º lugar - Sindiupes
A história começou em 1958, quando foi criada a União dos Professores Primários do Espírito Santo (Uppes), com objetivo de organizar as atividades docentes e encaminhar as questões pertinentes ao exercício da função de professoras primárias no Estado. Em 1989, no Congresso Estadual, em Guarapari, a Uppes foi unificada com a Associação dos Orientadores Educacionais (AOEC) e dos Supervisores Escolares (Assec), em 1989, transformando-se no Sindiupes, que hoje representa os professores da educação pública no Estado.
3º lugar - Sindimetal
Fundado em 1958, sob a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica no Estado do Espírito Santo. O primeiro presidente foi Antônio Seibert e a entidade contou inicialmente com 71 associados. Hoje, representa os trabalhadores metalúrgicos em todo o Estado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta