> >
Recall de Marcas 2025: veja as campeãs no segmento "Concessionária de Caminhões"

Recall de Marcas 2025: veja as campeãs no segmento "Concessionária de Caminhões"

Pesquisa realizada pela Markka Consultoria, em parceria com A Gazeta, revela as marcas mais presentes na memória dos consumidores capixabas

Publicado em 4 de junho de 2025 às 01:04

Lojas de Caminhões é uma das categorias analisadas na pesquisa do Recall de Marcas 2025
Concessionária de Caminhões é uma das categorias analisadas na pesquisa do Recall de Marcas 2025 Crédito: Freepik

Meio de transporte essencial para o transporte de cargas de todo o tipo pelas estradas do país, os caminhões têm papel de grande relevância na logística nacional. E grandes marcas estão presentes por meio de concessionárias no Espírito Santo.

Este foi um dos segmentos avaliados no 33º Recall de Marcas A Gazeta. A pesquisa foi realizada pela Markka Consultoria, empresa do Rio de Janeiro especializada nesse tipo de levantamento, e aponta quais marcas estão mais conectadas com os consumidores do Espírito Santo, em 81 segmentos.

Foram entrevistadas 1.629 pessoas, maiores de 16 anos, na Grande Vitória (Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha). Para representar a diversidade dos consumidores no Espírito Santo, foram utilizados critérios como idade, gênero, localização geográfica e classe socioeconômica para garantir uma amostra representativa e precisa da população capixaba.

No ranking, quando há mais de um ganhador em uma posição, é porque houve empate técnico. No caso de várias empresas em primeiro lugar, por exemplo, as demais ficam em terceiro, sendo suprimido o segundo lugar. Já em algumas categorias, não há duas ou três posições, porque muitas marcas foram citadas com percentual semelhante ou não tiveram marcas citadas com percentual relevante.

Veja as vencedoras no segmento "Concessionária de Caminhões" na pesquisa do Recall de Marcas 2025:

  • 01

    1º lugar - Mercedes-Benz

    De acordo com o site da montadora, quando, em 1886, Gottlieb Daimler e Carl Benz apresentaram ao mundo os primeiros veículos movidos por motores de combustão interna, o mundo assistiu uma autêntica revolução na história dos transportes. As ferrovias, já com cerca de meio século de existência, dominavam a cena do transporte de carga a médias e longas distâncias. Para as distribuições no varejo, a partir das estações, recorria-se aos veículos de tração animal. Uma estrutura já consolidada aos padrões e necessidades da época. Onde todos viam uma estagnação, eles viram uma oportunidade. Nasceu então, o transporte de carga e o caminhão da Mercedes-Benz.

  • 02

    2º lugar - Volvo

    O Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais. Com sede em Gotemburgo, Suécia, tem fábricas em 18 países e atua em 190 mercados. No Brasil, a Volvo tem sede em Curitiba (PR), onde produz caminhões, ônibus e motores. 

  • 02

    2º lugar - Volkswagen

    Com mais de 40 anos de história, a Volkswagen Caminhões hoje é integrante do Grupo Traton, uma das principais fabricantes de veículos comerciais do mundo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com duas fábricas. A principal unidade produtiva fica em Resende, localizada a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

  • 02

    2º lugar - Scania

    A empresa iniciou suas atividades em 1891 em Södertälje, na Suécia. Hoje, são cerca de 41 mil colaboradores em mais de 100 países, trabalhando nas unidades de produção, vendas e serviços. As unidades fabris estão localizadas na Europa e na América Latina. Presente no Brasil desde 1957, naquela época no bairro do Ipiranga, em São Paulo, teve o seu primeiro caminhão fabricado no ano seguinte. Cinco anos depois, São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi a cidade escolhida pela Scania para construir a planta brasileira, a primeira fora da Suécia. A Scania Latin America está localizada numa área de mais de 400m², e é a única planta fora da matriz a produzir o produto completo.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Recall de Marcas

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais