Publicado em 29 de junho de 2023 às 00:06
A discussão hoje no universo das estratégias das marcas gira em torno de como se sair bem nesse mercado. Como se tornar mais competitivo e mais desejado pelo consumidor. Independentemente do porte, o que as empresas estão fazendo quando querem criar marcas fortes é buscar os atributos que as diferenciam das demais e dar visibilidade a esses atrativos. >
Mas é preciso atenção. Às vezes, as marcas querem executar algo muito diferente e se esquecem de fazer o básico bem-feito, observa a consultora na área de branding e professora universitária Carine Cardoso.>
“Fazer o básico é ter um produto de qualidade, atendimento de qualidade, canais ou pontos de contato de vendas e atendimento ao cliente funcionando com agilidade, dinamismo e com a gentileza que o cliente espera. Se a marca faz esse básico bem-feito, isso já a coloca em um patamar de competitividade interessante.”>
Além disso, a consultora destaca a importância de as empresas buscarem criar conexões emocionais e verdadeiras com os consumidores. E, também, com quem está dentro da empresa. >
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“Essas conexões verdadeiras são estabelecidas pela cultura na empresa. Isso se dá de dentro para fora”, frisa.>
Carine defende que uma marca, para ser forte, tem de fazer promessas para o consumidor. Essas promessas, continua a consultora, precisam ser vividas dentro de casa, para que elas sejam constatadas e para que o consumidor as experimente. >
“A marca precisa ser, para poder fazer e poder falar que é. Senão, não se estabelece uma conexão emocional autêntica. Essa autenticidade tem a ver com a personalidade da marca. O empresário deve pensar na marca como uma pessoa. Como ela seria? Como se comportaria? Como falaria? Ela assumiria quais debates?”, ensina. >
Leonardo Laruccia, diretor comercial da WL Connections, também propõe essa reflexão. “É preciso fazer uma conexão com o cliente de forma que ele se perceba parte importante dessa construção. Basicamente, tentar se colocar no lugar do cliente, para poder levar a mensagem de uma forma adequada e no veículo apropriado.”>
Ele observa que é comum hoje ver marcas aparecerem e desaparecem muito rapidamente. Leonardo avalia que a marca precisa ter uma base consolidada e que “um processo sólido é construído com o tempo. A credibilidade faz isso acontecer ao longo dos anos”.>
Há mais de 35 anos atuando no mercado publicitário capixaba, Mário Alberto Barros, diretor da MAB Publicidade, defende como estratégia a humanização das marcas. “Humanizar a marca é importante. Contar a história da empresa é importante. Está todo mundo sendo bombardeado pelo mesmo. É preciso sair do comum.”>
Para escapar desse lugar-comum, uma das estratégias apresentadas por publicitários é o posicionamento. Diretor da Prática Propaganda e Marketing, Sid Marvilla atua por esse caminho. >
Ele pontua que a atenção do consumidor é muito disputada e as marcas têm de se repensar e ver se o posicionamento está claro, se estão competitivas, se estão atualizadas com a concorrência.>
Nesse contexto, Sid sustenta que um diferencial é a criatividade. “Ser criativo é fundamental. Ter uma comunicação gostosa de se ver, de se ouvir. Estar atento a isso para dialogar melhor, de forma mais contemporânea e efetiva com o consumidor.”>
Sid aproveita para citar uma conhecida frase que não sai de moda: “Quem não é visto não é lembrado”. Por isso mesmo, a orientação é se expor. “Não tenho dúvida de que a melhor maneira para ser lembrado é aparecer. Estrategicamente, alguns clientes ainda são reticentes a alguns tipos de investimento, principalmente se for um valor maior. A agência tem o papel fundamental de guiar o cliente anunciante para esse caminho”, acrescenta.>
Quem também é entusiasta do posicionamento como estratégia que dá resultado é o publicitário Fernando Gomes, CEO da M. Câmara Comunicação.>
“As pessoas veem muitas oportunidades em mídia, que hoje se multiplicaram de uma maneira gigantesca. Mas o que define o crescimento de uma empresa é a posição que ela ocupa na memória das pessoas. Então, precisa ter recall e, mais do que isso, precisa ter uma posição vantajosa em relação aos concorrentes, para a marca não ser apenas a mais lembrada, como também a preferida.”>
Como planejar esse posicionamento se os hábitos de consumo mudam conforme a cultura do local e da época e, haja vista, isso vem ocorrendo em uma velocidade acelerada?>
“Não dá para ficar sentado em berço esplêndido e fazendo o mesmo sempre”, responde Adilson Lourenço, sócio-presidente da Artcom Comunicação.>
Por trás da satisfação e da fidelidade de um cliente, afirma Adilson, tem muita coisa acontecendo: uma linha de frente muito bem preparada para receber com excelência o consumidor, uma gestão comercial ligada naquilo que o cliente vai procurar, um analista de marketing que usou as estratégias certas para atrair o cliente até a loja, profissionais de publicidade que sabem interpretar o que receberam no briefing e, por fim, tem o meio ideal que fará com que a seta alcance o alvo.>
Adilson Lourenço acrescenta que “o bom profissional de marketing, aquele que cuida da gestão, do branding da marca, não dorme no ponto e também não se encanta com qualquer estratégia oferecida. Ele conhece o seu público, tem domínio sobre seus hábitos de consumo e o mantém bem informado e até encantado com aquilo que a marca pode oferecer.”>
Como exemplo desse trabalho, o sócio-presidente da Artcom faz referências a uma marca com a qual trabalha e que, segundo ele, busca a excelência, e de forma incansável, para se relacionar com seu público.>
“A conexão é feita com todos os seus públicos: colaboradores, clientes e fornecedores tem se tornado o modelo ideal para quem busca fidelização. Tem pesquisa, tem colaboração, tem cumplicidade, tem autenticidade, tem paixão e, por isso, tem lembrança e fixação da marca na cabeça do cliente.”>
Para atestar suas observações, Adilson cita pesquisa Recall de A Gazeta que coloca a marca sempre na liderança. “Se não tiver amor e muita transparência envolvidos em cada etapa, não existe conexão. É empolgante trabalhar desta forma e ver os resultados de todos os lados.”>
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