> >
Prêmio Biguá destaca importância de plantar boas ideias nesta década

Prêmio Biguá destaca importância de plantar boas ideias nesta década

Na Década da Restauração, a Rede Gazeta realiza mais uma edição da premiação no Norte e Noroeste do Espírito Santo para incentivar as ações de sustentabilidade

Publicado em 13 de maio de 2022 às 18:27

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
A Rede Gazeta lança neste dia 11 e 12 a segunda edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade no Norte e Noroeste com o tema “É tempo de plantar boas ideias
A Rede Gazeta lançou nos dias 11 e 12 de maio a 2ª edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade no Norte e Noroeste. (Shutterstock)

Com o tema “É tempo de plantar boas ideias”, a Rede Gazeta lançou nos dias 11 e 12 de maio a segunda edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade no Norte e Noroeste, respectivamente. O evento da Região Norte foi realizado na sede do Sicoob Leste Capixaba, em Linhares. Já o da Região Noroeste aconteceu na sede da Rede Gazeta, em Colatina.

O objetivo é incentivar a sociedade a desenvolver projetos que ajudem na proteção, recuperação e preservação do meio ambiente. Para isso, o Prêmio Biguá 2022 vai premiar as boas práticas ambientais, com o objetivo de envolver o agricultor, a agricultura familiar, o poder público, a sociedade civil, estudantes e estimular a participação das crianças, que serão as embaixadoras do projeto nas escolas e em casa, despertando nas pessoas o uso consciente e sustentável dos recursos naturais.

Segundo a diretora das Regionais Norte e Noroeste da Rede Gazeta, Maria Helena Vargas, as expectativas para este ano são excelentes.

Aspas de citação

Em 2021, primeiro ano do projeto nas regiões, já tivemos uma participação muito positiva em quantidade e qualidade das iniciativas inscritas. Na segunda edição, com o prêmio mais conhecido e podendo fazer o lançamento em um evento presencial, onde foi abordada a Década da Restauração, instituída pela ONU, as expectativas são ainda maiores.

Maria Helena Vargas
Diretora das Regionais Norte e Noroeste da Rede Gazeta
Aspas de citação

E por falar em Década da Restauração, esse foi o tema abordado pelo palestrante Rubens Benini, líder da estratégia de florestas e restauração florestal na TNC (The Nature Conservancy) - América Latina, que divulgou a relevância da Década de Restauração e engajar distintos setores da sociedade.

Para Benini, eventos como esse são muito importantes porque levam conhecimento e informação a setores da sociedade que precisam se inteirar sobre esse tema e trazem o produtor rural e o setor privado para um amplo debate.

Aspas de citação

Temos grandes desafios, enquanto humanidade neste século, tal como combater mudanças climáticas, trazer emprego e renda para uma população crescente e garantir água e alimento de qualidade. Cientistas nos trazem que o momento de agir é agora. Não é à toa que a ONU promulgou essa como a Década da Restauração de Ecossistemas, e o foco é ampliar e difundir o conhecimento sobre o tema, atrair tomadores de decisão e aumentar a capacidade de execução.

Rubens Benini
Palestrante e líder da estratégia de florestas e restauração florestal na TNC (The Nature Conservancy) - América Latina
Aspas de citação
Rubens Benini, líder da estratégia de florestas e restauração florestal na TNC (The Nature Conservancy), abordará a Década da Restauração.
Rubens Benini, líder da estratégia de florestas e restauração florestal na TNC (The Nature Conservancy), abordoua Década da Restauração. Crédito - TNC-Divulgação. (TNC/Divulgação)

E foi justamente da preocupação em incentivar ações voltadas para a sustentabilidade que surgiu o Instituto Pacto pelas Águas Capixabas (IPAC).

Aspas de citação

O Prêmio Biguá representa uma grande janela para a divulgação dos bons exemplos voltados para sustentabilidade ambiental, apresentados pelos produtores, empresas, poder público, escolas e universidades. O IPAC parabeniza a TV Gazeta por essa grande iniciativa

José Arnaldo de Alenca
Engenheiro agrônomo e diretor técnico da entidade
Aspas de citação
O engenheiro agrônomo José Arnaldo,  diretor técnico do IPAC, elogia iniciativa da Rede Gazeta
O engenheiro agrônomo José Arnaldo, diretor técnico do IPAC, elogia iniciativa da Rede Gazeta. (Arquivo Pessoal)

Inscrições

As inscrições para o Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022 vão do dia 12 de maio até o dia 29 de julho, podendo ser prorrogado. Vão ser premiadas as seguintes categorias: Escola de Ensino Fundamental ao Médio; Ensino Superior; Sociedade Civil; Produtor Rural; Empresa; Poder Público.

Poderão concorrer moradores dos 14 municípios da área de cobertura da TV Gazeta, no Norte, e das 21 cidades cobertas pela emissora no Noroeste. Todos os projetos vão passar pela avaliação de uma banca examinadora. A premiação acontecerá no dia 14 de setembro, no Norte; e no dia 15, do mesmo mês, no Noroeste.

A cada ano, o planeta vem perdendo 4,7 milhões hectares de florestas e, ao longo do século passado, metade das áreas úmidas do mundo secaram. Dados da ONU mostram que a degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta

Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022 Norte e Noroeste

  • Inscrições para o prêmio: 12 de maio a 29 de julho
  • Quem pode se inscrever: poderão participar os moradores dos 14 municípios do Norte e dos municípios do Noroeste que fazem parte das áreas de cobertura das TVs Gazeta Norte e Noroeste
  • Canais de inscrição: você pode entregar o projeto impresso na agência do Sicoob mais próxima; na Regional Norte ou Noroeste; ou até mesmo realizar a inscrição de forma online pelo site. Também serão aceitas inscrições por meio do Whatsapp (27) 99974-6353 (Norte) e (27) 99867-6477 (Noroeste)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais