> >
Leonardo da Vinci é 1º lugar geral no ES e 17º no Brasil no Enem 2019

Leonardo da Vinci é 1º lugar geral no ES e 17º no Brasil no Enem 2019

Escola mantém a liderança pelo nono ano no Estado no exame que avalia a qualidade das instituições de ensino médio do país. No ranking nacional, a instituição capixaba está em 17º lugar geral

Publicado em 2 de julho de 2020 às 17:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O diretor pedagógico Mário Broetto (de azul) com parte da equipe do Leonardo da Vinci: empenho, dedicação e resultado.
O diretor pedagógico Mário Broetto (de azul) com parte da equipe do Leonardo da Vinci: empenho, dedicação e resultado. . (Divulgação/Leonardo da Vinci)

Centro Educacional Leonardo da Vinci é a escola do Espírito Santo mais bem colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os números que confirmam o primeiro lugar da instituição foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) no último dia 26, tendo como base os microdados sobre os desempenhos de escolas de todo o país. No ranking nacional, a capixaba ficou na 17ª colocação.

Da Vinci apresentou a maior média geral no Estado, acumulando 723,74 pontos, posicionando-se na liderança pela nona vez. Além disso, obteve as maiores médias nas quatro áreas de conhecimento do exame: Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.

O feito é digno de comemoração para toda a comunidade Da Vinci. Na avaliação do diretor pedagógico Mário Broetto, o resultado é fruto de uma formação consistente, que não está focada em modismos ou no direcionamento à determinada área, mas sim em um projeto pedagógico amplo e inquieto, sem fronteiras.

Aspas de citação

Focamos o desenvolvimento de habilidades e competências para tornar o nosso aluno um cidadão do mundo, capaz de entender o seu entorno e desvendar fenômenos sociais, artísticos, históricos, naturais e tecnológicos com olhar crítico e suporte científico. O mundo é plural e trabalhamos para que eles o enxerguem dessa forma, estando preparados para todas as oportunidades. Acreditamos que isso nos diferencia também no Enem por ser este um exame que avalia não apenas a terceira série do Ensino Médio, mas também a história educacional desde o Ensino Fundamental.

Mário Broetto
Diretor pedagógico
Aspas de citação

O Ensino Médio oferecido pelo centro educacional é totalmente composto por turmas de horário integral. Isso permite ao estudante aprofundar os conhecimentos adquiridos nos segmentos anteriores, devido ao alcance da maturação cognitiva e capacidade de abstração, analisa Mário. “Buscamos desenvolver nos alunos a capacidade de ‘aprender a aprender’, sendo um membro ativo dos processos cognitivos e de desenvolvimento das habilidades práticas de comparar, comentar, analisar, criticar, julgar, decidir e ponderar. Nesse contexto, o professor atua no sentido de incomodar, desaprumar, desarrumar, desequilibrar, instigar, atribuindo significação e função para o conhecimento”, explica.

De acordo com o diretor, todo esse arranjo e cuidado adotados pela escola e tão presentes em sua proposta pedagógica permitem ao aluno do Da Vinci formar repertório para o ingresso no Ensino Superior e desenvolver competências não apenas para o mundo do trabalho, mas também para a cidadania, a humanização da ciência, a revitalização de valores universais e a consolidação de conceitos éticos, morais e cívicos.

Alunos e familiares aprovam

O projeto pedagógico e o resultado alcançado pelo Da Vinci no Enem 2019 também são aprovados e celebrados por alunos e seus familiares.

A estudante Clara Batista Biasutti, que foi selecionada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Engenharia Civil com a nota no último Enem, avalia que sua jornada no Ensino Médio foi completa e determinante para que chegasse à aprovação.

Aspas de citação

Nem precisei fazer cursinho fora. Os professores são excelentes e bem preparados e estão sempre à disposição para tirar quantas dúvidas tivermos. Temos acesso a todo o material de estudo necessário, além de o ensino ser integral, o que torna o estudo muito mais eficiente.

Clara Batista Biasutti
Estudante
Aspas de citação

Marusa Sarcinelli Chagas e Marcio Chagas do Nascimento, pais de João Pedro Sarcinelli Chagas, aluno aprovado em Medicina na Ufes com a sua nota no Enem 2019, ressaltam o envolvimento de todos com a aprendizagem.

Este vídeo pode te interessar

Aspas de citação

O resultado do Enem é consequência de um trabalho valoroso durante todo o percurso estudantil. É incrível o envolvimento dos alunos, da família e de toda a comunidade escolar em torno da aprendizagem. Foram muitas oportunidades. Que jornada sensacional a do meu filho e de todos os seus amigos! Um agradecimento especial aos professores.

Marusa Sarcinelli Chagas
Mãe de João Pedro Sarcinelli Chagas, aluno aprovado em Medicina na Ufes
Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais