> >
Educação ambiental é destaque dentro das salas de aula

Educação ambiental é destaque dentro das salas de aula

A São Camilo faz questão de trabalhar o tema com os alunos e colocar em prática o cuidado com o meio ambiente

Publicado em 26 de maio de 2020 às 12:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação/São Camilo)

Sala de aula é, sim, lugar de se falar sobre educação ambiental. E não tem idade para se aprender sobre a importância de preservar o meio ambiente e usar com racionalidade os recursos naturais, principalmente a água. Um elemento indispensável no nosso dia a dia e necessária para praticamente tudo que consumimos.

E tem instituição de ensino, que prega a educação ambiental há anos. É o caso da São Camilo, que chegou ao Espírito Santo em 1989. Um marco para a educação da região Sul Capixaba. “Hoje em dia, estamos presentes em 28 municípios ofertando um leque de opções para a população, desde a educação básica até a pós-graduação”, pontua o reitor, Pe. Francisco de Lélis Maciel.

Todos os alunos da instituição participam das ações de preservação desenvolvidas pela escola. “A São Camilo Espírito Santo atua ativamente em projetos sustentáveis, desenvolvendo e conscientizando seus alunos em todos os segmentos, por meio de ações que contribuam para o bem-estar da população de nossa cidade e região”, observa o reitor.

E essas ações não se limitam apenas dentro da sala de aula. A instituição também tem projetos funcionais, como o reaproveitamento da água de chuva, reutilização de materiais – sobras da construção civil, horta orgânica, entre outras. Devido a iniciativas como essas, a São Camilo se tornou uma das parceiras do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, desenvolvido pela TV Gazeta Sul.

Aspas de citação

Apoiamos o Prêmio Biguá de Sustentabilidade desde 2018, cujo objetivo é o incentivo à preservação e à manutenção de todos os recursos inseridos no meio ambiente, por meio de atitudes cidadãs e no intuito de que a sociedade possa recidivar em boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

Pe.Francisco de Lélis Maciel
Reitor
Aspas de citação

Premiações

O incentivo e o apoio da São Camilo, junto aos professores orientados pelos docentes, resultaram em duas premiações em 2019 nos seguintes projetos: “Vidro Sodo Cálcico produzido pela utilização integral de resíduos de rochas ornamentais em baixa temperatura de fusão” e “Resíduos de Crustáceos como mecanismo de despoluição da água e garantia de sustentabilidade ambiental e social do Centro Universitário São Camilo”.

Aspas de citação

Apoiar iniciativas sustentáveis, como o Prêmio Biguá de Sustentabilidade, é uma das formas que a São Camilo encontrou para incentivar que discentes e colaboradores desenvolvam ações que visam ao respeito ao meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável em nossa cidade, ancorado no desenvolvimento social, ambiental, econômico e empresarial.

Pe. Francisco de Lélis Maciel
Reitor
Aspas de citação

Ainda de acordo com ele, a parceria firmada entre a instituição, os discentes, os professores e a sociedade, torna-se um modelo eficaz de sustentabilidade e possibilita multiplicar ações práticas e simples que transformam a comunidade, respeitando o ambiente como protagonista da nossa sobrevivência e as conectividades ambientais que garantem o equilíbrio da vida no planeta.

Escola sustentável

Este vídeo pode te interessar

A instituição desenvolve, junto a seus alunos, mais de dez projetos distintos que buscam a sustentabilidade ambiental e a menor geração e utilização de resíduos sólidos, além da ampliação do ciclo de vida dos produtos, bem como a produção de bens sustentáveis.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais