> >
Conselho Regional de Contabilidade tem investimento recorde mesmo na pandemia

Conselho Regional de Contabilidade tem investimento recorde mesmo na pandemia

Diante dos desafios de 2020, CRCES  modernizou operações e se destaca como modelo de planejamento estratégico

Publicado em 2 de dezembro de 2020 às 16:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Profissional utiliza o autoatendimento no CRC-ES
Profissional utiliza o autoatendimento no CRC-ES. (Estevão Leopoldino/ divulgação CRCES)

Com os pés no futuro, o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) transformou o desafiador ano de 2020 em um triunfo. Mesmo diante da queda de arrecadação, por causa dos problemas econômicos causados pela Covid-19, a autarquia teve investimento recorde, na casa de R$ 2 milhões.

“A pandemia foi um desafio para todos. Porém, já vínhamos planejando adotar estratégias modernas como o teletrabalho e as conferências on-line. Talvez isso tenha nos ajudado a usar a tecnologia a nosso favor, reduzindo a burocracia e apostando nos meios digitais. Isso só foi possível com o apoio de todos os associados e profissionais”, destaca a presidente do CRCES, Carla Cristina Tasso, terceira mulher a assumir a função no Estado.

A receita do Conselho é proveniente de 80% da arrecadação com anuidades, multas, juros e taxas pagas pelos profissionais e organizações contábeis, e a diferença de 20% é destinada ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na forma legal. O órgão possui política de Governança Corporativa estruturada com o propósito de melhorar o desempenho organizacional, contribuir com a redução dos riscos, prestar contas à sociedade e desenvolver ações alinhadas ao Planejamento Estratégico.

Apesar de toda organização, indicadores e experiência com as contas, o Conselho não ficou imune aos impactos da pandemia, com queda de arrecadação durante o ano, chegando a 24,64% em junho, o mês mais crítico.

Aspas de citação

A inadimplência em agosto atingiu 31% dos profissionais ativos. Apesar disso, o trabalho em equipe, o monitoramento periódico dos dados financeiros, o reconhecimento e a valorização dos recursos humanos foram primordiais para superarmos os desafios

Carla Cristina Tasso
presidente do CRCES
Aspas de citação

No processo de adequação ao “novo normal”, os eventos presenciais, que tinham público estimado de 200 pessoas, passaram a ter mais de 20.200 acessos pelo canal do YouTube CRCES TV, distribuídos em 56 capacitações gravadas disponibilizadas gratuitamente à sociedade, além de mais de 40 lives, com conteúdos técnicos e atualizados.

Ações de fiscalização passaram a ser exercidas 100% on-line com cruzamento de dados através de convênios com a Junta Comercial e Receita Federal.

Os investimentos realizados foram: reforma da sede, que permitiu melhor atendimento aos associados; novas salas de treinamentos, com mobiliários novos e recursos para transmissões on-line; modernização da rede telefônica e um terminal de autoatendimento por agendamento; compra de novas cadeiras ergonômicas, sendo disponibilizada uma sala de descanso; aquisição de novos servidores e computadores; implantação de gerador de energia fotovoltaica e a reforma de outro imóvel de propriedade do CRCES que, atualmente, está alugado ao governo do Estado e serve como fonte de recursos.

“Todos esses dados mostram que é possível ter eficiência e aplicar os recursos com ética, transparência e boa gestão. Foco no presente, mas sempre planejando o futuro. Por isso, também evidenciamos todo o trabalho em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade, que apoia e dá suporte aos Regionais para seguir nessa linha de atuação. Além de um trabalho de unicidade da classe com conselheiros, delegados, associações e sindicatos que representam os profissionais contábeis em todo o Estado”, conclui Carla Tasso.

Você sabia?

  • O CRCES é uma autarquia especial corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto Lei 9.295/46, alterado pela Lei 12.249/2010, com a finalidade de registrar os profissionais da contabilidade, fiscalizar o exercício da profissão contábil e promover educação continuada por meio de eventos, cursos e palestras.

  • O colegiado eleito é escolhido por meio de eleições diretas, através do voto pessoal, secreto e obrigatório à categoria contábil e os membros exercem atividade voluntária, sem remuneração, participações, jetons ou qualquer outra forma de vantagem remuneratória.

Saiba mais em:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais