> >
Colégio Americano já prepara novidades para o ano que vem

Colégio Americano já prepara novidades para o ano que vem

Um dos novos projetos é o Letramento Digital para ampliar a compreensão e a visão crítica sobre as informações na internet

Publicado em 26 de outubro de 2020 às 12:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Colégio Americano
O Colégio Americano também vai apresentar uma nova proposta para as turmas do ensino médio. (Colégio Americano/Divulgação)

Diálogo franco com a equipe, estudantes e famílias, protocolos rígidos de segurança e um processo de digitalização, que começou antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, foram os principais elementos que permitiram ao Colégio Americano prosseguir na missão de educar mesmo a distância, e gradualmente retomar as atividades presenciais com êxito, já de olho nas novidades para 2021.

Duas das novidades são os projetos “Letramento Digital” - um conjunto de competências para melhorar a compreensão e a utilização de forma crítica da informação gerada na era da internet - e a reformulação da proposta para o ensino médio, com a implantação do “Acelerador de Resultados Americano”. O objetivo é alcançar os melhores desempenhos nos vestibulares e Enem.

A proposta prevê que, após cada simulado, o aluno receberá um retorno personalizado, analisando os indicadores de aproveitamento em cada área de conhecimento, com um plano individual de estudos, listas de exercícios e o conteúdo que deve ser estudado com base nas principais dificuldades identificadas.

Além dos recursos tecnológicos, um ponto importante do projeto de ensino da escola é a valorização das habilidades socioemocionais, seguindo uma tendência mundial de fortalecer nos alunos outras competências que vão além do conteúdo tradicional.

FORMAÇÃO INTEGRAL

Para a equipe, a multidisciplinaridade é um complemento importante da formação escolar e também ajuda a tornar os alunos cidadãos ativos. Na avaliação da coordenadora pedagógica do Americano, Monique Montenegro, o colégio precisa formar mais do que estudantes.

“Não queremos formar apenas os melhores alunos do mundo, e sim os melhores seres humanos para o mundo. Por esse motivo, além dos conteúdos curriculares, oferecemos uma formação integral que trabalha habilidades e desenvolve competências”, ressalta.

E acrescenta: “Desenvolvemos a habilidade socioemocional a partir da disciplina “Projeto de Vida”, que aprimora o autoconhecimento e gerenciamento das emoções, além de empreendedorismo, educação financeira e escolha profissional”, frisa a coordenadora pedagógica.

Monique Montenegro, coordenadora pedagógica da Educação Básica Rede Doctum (Americano)
Monique Montenegro relaciona alguns diferenciais da instituição, como o projeto que estimula a produção audivisual. (Rede Doctum/Divulgação)

O ambiente da escola é insubstituível e, aos poucos, com a volta das atividades presenciais, retornam também os espaços tão queridos pelos alunos. A relação com a natureza é vivenciada pelos estudantes com a ajuda do Espaço Horta, que coloca em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

O Colégio Americano investe em muitos diferenciais, segundo Monique Montenegro, entre os quais aulas de educação musical; espaços de aprendizagem completamente digitalizados; o Americano Lab, que estimula a produção de peças audiovisuais; e o Americano Maker, que incentiva a autonomia na criação de objetos diversificados, no melhor estilo faça você mesmo.

Este vídeo pode te interessar

O colégio, que conta com unidades em Vila Velha, Serra e Guarapari, investe também na educação bilíngue, porém em um modelo diferente, já que integra o aprendizado do idioma às demais disciplinas do currículo, e a formação é concluída com certificação internacional (TOEFL). O Colégio Americano faz parte da Rede Doctum de ensino, que conta com unidades em mais de 30 municípios de Minas Gerais, além da rede faculdades e polos de educação superior a distância.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais