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Cedtec sai na frente com plataforma digital para abrigar aulas

Cedtec sai na frente com plataforma digital para abrigar aulas

O sistema próprio, desenvolvido antes da pandemia, demonstra que a instituição tem se mostrado atenta à inovação educacional

Publicado em 26 de outubro de 2020 às 10:45

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Cedtec
Cedtec na Serra: escola tem unidades também em Cariacica e Guarapari, além de atendimento a distância. (Cedtec/Divulgação)

Com uma estratégia de atuação que está à frente no mercado, a Cedtec conseguiu, mesmo diante dos desafios da pandemia, se destacar. Na instituição, a tecnologia já era usada como ferramenta de ensino antes mesmo de o isolamento social começar. Por lá, a equipe trabalha em uma plataforma própria, chamada Pincel Atômico e desenvolvida especialmente para abrigar aulas, fóruns de debate e atividades.

O fato de ter uma boa performance no ambiente virtual, entretanto, não foi motivo para a Cedtec ficar parada. A diretora pedagógica da instituição, Rosane Castilhos, conta que diversas mudanças foram necessárias para que, tanto os alunos do ensino médio regular quanto os estudantes das outras modalidades, pudessem ter o melhor aproveitamento das atividades.

Atualmente, a escola conta com unidades na Serra, Cariacica e Guarapari, mas a oferta de cursos técnicos a distância permite que os alunos estudem de qualquer lugar do país.

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Saímos na frente por causa da Pincel Atômico, nosso ambiente virtual de aprendizagem, mas ainda tivemos muitas adequações. Um dos pilares da Cedtec é não deixar nenhum aluno sem assistência. Então, a equipe pedagógica inteira se mobilizou para monitorar as aulas on-line e resolver qualquer problema que surgisse individualmente. Fez e está fazendo toda a diferença

Rosane Castilhos
Diretora pedagógica da Cedtec
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Após o início do isolamento, em cerca de duas semanas, o sistema acadêmico próprio foi atualizado e as aulas ao vivo foram inseridas na plataforma Pincel. Em seguida, a Cedtec iniciou um trabalho intenso de planejamento e treinamento de equipe que, segundo a diretora pedagógica, resultou em um grande crescimento.

Para Rosane, o professor e a escola, de forma presencial e tradicional, jamais serão substituídos, mas, após a pandemia, o uso da tecnologia vai ser feito de modo mais consciente e utilizando melhor as ferramentas disponíveis.

Rosane Castilhos, diretora-pedagógica do Cedtec
Rosane Castilhos acredita que professor e escola jamais serão substituídos, mas sustenta que a tecnologia é uma importante ferramenta para a educação. (Cedtec/Divulgação)

“Foi um momento de muito crescimento. Claro, queremos retomar presencialmente porque nada substitui o espaço físico, a interação. Mas, agora, temos plena convicção de que a tecnologia está a nosso favor. Para 2021, vamos usar as ferramentas que a tecnologia oferece para estimular ainda mais a autonomia dos estudantes. Para que eles aprendam a pesquisar, questionar e produzir. Nossa metodologia de ensino é muito ativa, a ideia é tornar o aluno pensante e produtivo, seja no ensino médio, seja nos outros cursos técnicos.”

DESENVOLVIMENTO

Mais uma vez se antecipando às demandas, no início do ano letivo de 2020 a Cedtec incluiu no currículo a disciplina Projeto de Vida/Atualidades, que trata temas socioemocionais como desenvolvimento da adolescência, direcionamento profissional e manejo de emoções.

E foi justamente durante a pandemia que a disciplina mostrou o seu valor para integrar o conhecimento e a saúde mental, além de melhorar a integração entre alunos e famílias. Com bons resultados na prática, a escola promete dar um reforço em 2021: mais horas de aula, convidados e oficinas com temas variados, mas sempre ligados aos acontecimentos que permeiam a vida dos estudantes.

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“Valorizar as habilidades socioemocionais em conjunto com o conteúdo é um diferencial da Cedtec. Acreditamos que o melhor aluno é o que está mais preparado tecnicamente e emocionalmente para o mercado de trabalho. Por esse motivo, todas as equipes de todas as nossas unidades trabalham para entender as particularidades dos alunos e agir. Analisamos até as eventuais desistências, as ausências e todos os setores foram muito atentos ao processo de adaptação. Ficou uma lição muito grande da importância de olhar o aluno individualmente”, conclui a diretora.

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