> >
Sul-coreano Kim Jong-yang supera russo e é eleito presidente da Interpol

Sul-coreano Kim Jong-yang supera russo e é eleito presidente da Interpol

Candidatura de Alexander Prokopchuk havia desagradado os críticos de Moscou, que temiam que a organização se transformasse em um instrumento de influência do Kremlin

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 11:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Interpol . (Divulgação)

O sul-coreano Kim Jong-yang foi eleito nesta quarta-feira, 21, presidente da Interpol para um mandato de dois anos, ao superar o candidato russo Alexander Prokopchuk, anunciou no Twitter a maior organização policial do mundo.

Kim Jong-yang já era presidente temporário da Interpol desde a súbita "demissão" de seu antecessor, Meng Hongwei, acusado de corrupção na China.

Os delegados da Interpol, reunidos desde domingo em Dubai, escolheram na assembleia geral o sul-coreano, que contava com o apoio dos Estados Unidos. Na semana passada, o jornal britânico The Times informou, com base em fontes britânicas, que Prokopchuk era o favorito.

Apesar do posto de presidente da Interpol ser considerado um cargo essencialmente honorário, a candidatura do general russo de 56 anos havia desagradado os críticos de Moscou, que temiam que a organização se transformasse em um instrumento de influência do Kremlin.

Aspas de citação

Estimulamos todas as nações e organizações que integram a Interpol e respeitam o estado de direito a escolher um chefe íntegro. Pensamos que será o caso do senhor Kim

Mike Pompeo, secretário de Estado americano
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Quatro senadores americanos pediram em uma carta aberta aos 192 membros da Interpol que rejeitassem a candidatura de Prokopchuk. "Os acontecimentos recentes demonstraram que o governo russo abusava dos processos da Interpol para perseguir os opositores políticos", escreveu no Twitter o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança americano, Garrett Marquis. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais