> >
Recebida com aplausos, Kamala assume presidência do Senado

Recebida com aplausos, Kamala assume presidência do Senado

Em uma cerimônia rápida, a vice-presidente dos EUA ainda empossou senadores eleitos em novembro e janeiro, sacramentando a retomada do controle democrata na Casa

Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 20:53- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Kamala Harris, vice eleita dos Estados Unidos, durante discurso em Delaware
Kamala Harris, vice eleita dos Estados Unidos, durante discurso em Delaware. (Lawrence Jackson)

Horas após sua posse como nova vice-presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20), Kamala Harris assumiu pela primeira vez o comando do Senado sob aplausos de seus colegas da Casa. Pela lei americana, o vice acumula também o cargo de presidente do Senado.

Como é a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir o cargo de vice-presidente, ela consequentemente é a primeira mulher e a primeira negra a comandar o Senado. Como a Câmara também é comandada por uma mulher a democrata Nancy Pelosi, agora todo o Legislativo americano é chefiado por mulheres.

Em seu primeiro ato como presidente da Casa, Kamala empossou três novos senadores: Jon Ossoff, Rapahel Warnock (ambos da Geórgia) e Alex Padilla (Califórnia).

Este último é o substituto da própria Kamala, que renunciou a seu mandato como senadora na segunda (18) para poder assumir a Vice-Presidência. Ela não segurou o riso ao anunciar a coincidência.

Com a posse dos três novos senadores, os democratas retomam o controle da Casa depois de seis anos como minoria.

O partido agora tem 50 cadeiras na Casa (incluindo dois independentes que votam com a sigla), contra 50 votos dos republicanos. Em caso de empate, porém, cabe a própria Harris que também é democrata o voto de minerva.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais