Publicado em 28 de outubro de 2024 às 10:02
O que existe em comum entra a observação de moluscos e uma teoria revolucionária sobre a mente infantil?>
A vida e obra de Jean Piaget oferece uma resposta fascinante a essa pergunta. Formado em biologia mas conhecido como um dos psicólogos mais influentes do século 20, Piaget mudou nossa compreensão sobre como as crianças pensam e aprendem.>
Seu livro A Psicologia da Criança, escrito com sua colaboradora Bärbel Inhelder, segue sendo um pilar importante da educação moderna e da psicologia do desenvolvimento.>
Neste artigo, analisamos como um biólogo suíço conseguiu mudar o panorama educacional para sempre.>
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Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896 em Neuchâtel, na Suíça. Aos 11 anos, ele já havia publicado seu primeiro artigo científico sobre um pardal albino que havia observado em um parque próximo.>
A história é mais do que uma mera anedota curiosa. Ela demonstra o interesse precoce de Piaget na observação detalhada da natureza, algo que marcaria o enfoque de sua pesquisa ao longo de sua vida.>
Na adolescência, ele continuou publicando trabalhos sobre moluscos, o que lhe rendeu um doutorado em Ciências Naturais aos 21 anos de idade.>
No entanto, na medida em que ia se aprofundando na biologia, Piaget começou a se interessar por perguntas mais amplas sobre o conhecimento e sobre a mente humana.>
Esse interesse o fez mudar de rumo, orientando sua carreira para psicologia e epistemologia — disciplinas nas quais ele se tornou umas das figuras mais influentes.>
Em Paris, Piaget trabalhou com Théodore Simon, colaborador de Alfred Binet, o criador de provas de inteligência.>
Durante esse tempo, Piaget realizou uma importante descoberta: as respostas incorretas das crianças nas provas de inteligência eram mais reveladoras do que as corretas.>
A partir desses erros, Piaget começou a formular a ideia de que as crianças não pensam da mesma forma que os adultos, mas que passam por uma série de etapas qualitativamente distintas ao longo de seu desenvolvimento.>
Para Piaget, a criança não é apenas um adulto em miniatura: ela pensa de uma forma distinta. Sua convicção o levou a abrir as portas para a criação de uma influente teoria de desenvolvimento cognitivo.>
Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo das crianças através de quatro etapas principais:>
Uma das grandes inovações de Piaget foi seu uso do método clínico, que consiste em observar e questionar as crianças de maneira aberta, sem impor respostas ou orientações.>
Esse enfoque permitiu que ele descobrisse como as crianças constroem ativamente seu conhecimento através da interação com o mundo ao seu redor.>
Para Piaget, o conhecimento não é simplesmente uma acumulação passiva de fatos, mas sim resultado da interação constante entre crianças e seu entorno.>
Essa construção do conhecimento acontece através de dois processos fundamentais: a assimilação — pela qual a criança incorpora nova informação em seus esquemas existentes — e a acomodação — que permite ajustar esses esquemas para se adaptarem a novas experiências.>
O trabalho de Piaget teve um impacto profundo na pedagogia. Suas teorias sugerem que a aprendizagem não é linear ou homogênea para todas as crianças, e que se deve adaptar as etapas do desenvolvimento cognitivo para cada uma.>
Piaget defende que o ensino deve ser centrado em proporcionar experiências ricas e variadas que permitam que os estudantes explorem e descubram por conta própria.>
Para Piaget, os educadores têm um papel essencial como guias que ajudam a conduzir as crianças na construção do seu próprio conhecimento. Ele destacou a importância da liberdade na aprendizagem. E considerava que o principal objetivo da educação é formar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.>
Em outras palavras, a aprendizagem deve ser um processo ativo que fomenta a criatividade e o pensamento crítico, em vez da memorização de fatos. Como ele mesmo resumiu: tudo que se ensina a uma criança a impede de inventar ou descobrir a mesma coisa.>
Apesar de algumas partes da teoria terem sido revisadas com o avanço da neurociência e da psicologia moderna, o legado de Piaget se mantém pertinente.>
Suas ideias sobre o desenvolvimento infantil e a importância de adaptar o ensino às necessidades cognitivas da criança continuam influenciando nas práticas pedagógicas em todo o mundo.>
Seu enfoque na experimentação e observação detalhada permitiu que visse de perto como as crianças constroem ativamente seu conhecimento.>
Ele demonstrou que, assim como no caso dos moluscos que estudara em suas primeiras observações biológicas, o desenvolvimento intelectual das crianças é um processo orgânico e progressivo.>
Cada etapa é um passo na construção de um conhecimento mais profundo e mais complexo, um processo que define quem somos e como entendemos o mundo ao nosso redor.>
* Fernando Díez Ruiz é professor e pesquisador da faculdade de educação e esportes da Universidade de Deusto, na Espanha. Este artigo foi publicado originalmente em The Conversation. Você pode ler a versão original aqui.>
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