Publicado em 27 de março de 2018 às 20:54
A Heineken anunciou na segunda-feira (26) que retirou do ar um anúncio com o slogan Às vezes, mais leve é melhor, depois de ter recebido uma saraivada de críticas classificando-o de racista. O anúncio mostra um barman deslizando uma garrafa de Heineken Light para uma mulher. A garrafa passa por vários negros antes de chegar à mulher branca.>
O clipe foi bombardeado nas redes sociais. No Twitter, a estrela do hip-hop Chance The Rapper chamou de "terrivelmente racista", o que foi compartilhado por vários usuários.>
Que idiotas aprovam esse anúncio? Queimem essa pessoa, tuitou Helen Ehrenhofer, que se identifica como ex-gerente de comunicações.>
A empresa respondeu retirando o anúncio da TV e internet. "Embora tenhamos sentido o anúncio como uma referência à nossa cerveja Heineken Light, e que cerveja light é melhor que outras opções de alto teor calórico - erramos o alvo, estamos levando o feedback para o coração e usaremos isso para influenciar outras campanhas, disse o porta-voz da Heineken nos EUA, Bjorn Trwery.>
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A reação contra o anúncio segue alguns erros cometidos por outras marcas ao tentarem representar minorias. No ano passado, a Pepsi retirou um anúncio polêmico, estrelado por Kendall Jenner, acusado de se apropriar do movimento Black Lives Matter e de usar a justiça social para vender refrigerante.>
Em outubro, a Dove pediu desculpas por um post no Facebook promovendo seu sabonete líquido que usava um GIF de 3 segundos mostrando uma mulher negra tirando uma camiseta marrom escura para revelar uma mulher branca. Foi introduzido com a linha "Pronta para um banho com Dove?.>
E em janeiro, a H&M gerou um enorme protesto ao colocar uma criança negra para modelar uma camiseta com o slogan "coolest monkey in the jungle". O varejista pediu desculpas e removeu o item de seu site.>
A Heineken já havia enfrentado questões sensíveis anteriormente e foi bem-sucedida.>
No rescaldo da controvérsia envolvendo o anúncio da Pepsi no ano passado, a marca de cerveja foi elogiada por um anúncio intitulado "Mundos diferentes em que abordou os direitos dos gays, a mudança climática e o feminismo.>
"Por décadas, a Heineken desenvolveu um histórico positivo de criação de marketing, que mostra que há mais coisas que nos unem do que nos dividem", disse Trowery na segunda-feira (26).>
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