> >
Kim adianta relógio em meia hora, e Coreias voltam a ter mesmo horário

Kim adianta relógio em meia hora, e Coreias voltam a ter mesmo horário

Decisão vem após cúpula histórica entre líderes da Península que abriu caminho para paz

Publicado em 4 de maio de 2018 às 15:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Kim Jong-un e Moon Jae-in atravessam de mãos dadas a fronteira entre a Coreia do Norte e a do Sul, na primeira cúpula entre os dois países desde 2007 . (Governo sul-coreano )

A Coreia do Norte aplicou na madrugada deste sábado a reunificação de seu fuso horário com o da Coreia do Sul, medida acertada após a histórica cúpula entre os líderes dos dois países.

O gesto acontece depois de, em meio aos atritos que deixaram o mundo assustado com a possibilidade de uma guerra nuclear, o regime de Kim Jong-un ter atrasado o horário de seu país em 30 minutos em 2015, em um contraponto aos vizinhos.

Durante a cúpula com o presidente do Sul, Moon Jae-in, Kim expressou sua decisão de que as duas Coreias voltassem a ter o mesmo horário.

— Havia dois relógios na sala de espera da Casa da Paz (onde aconteceu a cúpula). Um tinha a hora de Seul e o outro, a de Pyongyang. Isso me entristeceu — disse Kim a Moon, segundo um relato da conversa divulgada pelo governo sul-coreano.

Foi mais um dos gestos de conciliação que o líder do Norte mostrou nos últimos meses, e que culminaram no encontro em busca de paz na Península e sua desnuclearização.

A Coreia do Norte decidiu atrasar a hora em 30 minutos em agosto de 2015 para retornar a seu fuso tradicional de mais de um século, por causa do 70º aniversário da independência do domínio colonial japonês. O regime fixou como hora padrão da Coreia do Norte 30 minutos mais tarde que a que tinha até então, e a denominou hora de Pyongyang. A hora norte-coreana passou a ser GMT+8,5, em vez da atual GMT+9.

Este vídeo pode te interessar

GMT+8,5 era o fuso horário de toda a Coreia até que, em 1912, foi adiantado em meia hora pelo Império Japonês, que dominou a península entre 1910 e 1945, para que coincidisse com a de Tóquio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais