> >
Instrução do Vaticano dispensa virgindade das esposas de Cristo

Instrução do Vaticano dispensa virgindade das esposas de Cristo

Associação de virgens consagradas diz que documento é profundamente decepcionante

Publicado em 17 de julho de 2018 às 14:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Basílica San Pietro, no Vaticano. (Divulgação)

A publicação da instrução “Ecclesiae Sponsae Imago”, que disciplina a Ordem das Virgens, está provocando polêmica na Igreja Católica. Trata-se do primeiro documento com orientações para esse grupo de mulheres, que não são freiras nem vivem em conventos, mas juram castidade e consagram a virgindade, sendo conhecidas como “esposas de Cristo”. Entretanto, uma parte do texto provocou surpresa ao dar a entender que a virgindade literal não é requisito para a ordem.

O documento de 39 páginas apresenta normas detalhadas, incluindo a preparação de dois anos antes da consagração. As virgens consagradas, diz o texto, são “a imagem da Igreja como Esposas de Cristo”, que é demonstrada “da forma única na vida daquelas mulheres que, com amor conjugal, são dedicadas ao Senhor Jesus na virgindade”. Elas “experimentam a fertilidade espiritual de um relacionamento íntimo com ele e oferecem os frutos deste relacionamento à Igreja e ao mundo”.

Entretanto, numa das normas que trata dos requerimentos para a consagração, a “condição de virgindade é apresentada a partir do rico simbolismo de seus fundamentos bíblicos, no marco de uma visão antropológica solidamente fundamentada na Revelação Cristã. Nesta base, as diferentes dimensões, física, psicológica e espiritual, são integradas e consideradas em sua conexão dinâmica com a história de vida da pessoa”.

“Neste contexto, deve-se ter em mente que o chamado para dar o testemunho do amor virginal, conjugal e frutífero por Cristo não é redutível ao símbolo da integridade física”, coloca o documento. “Assim, ter conservado o corpo em perfeita continência ou ter praticado a virtude da castidade, embora de grande importância, não são pré-requisitos essenciais”.

Em comunicado, a Associação Americana das Virgens Consagradas, que reúne 235 virgens consagradas espalhadas pelos EUA, afirma que a “tão esperada instrução sobre a Ordem das Virgens é profundamente decepcionante em sua negação da virgindade integral como fundação essencial e natural da vocação da virgindade consagrada”.

“É chocante ouvir da Igreja Mãe que a virgindade física talvez não seja mais considerada um pré-requisito essencial para a consagração para uma vida de virgindade”, diz o comunicado. “A tradição da Igreja assegura de forma firme que uma mulher deve ter recebido o presente da virgindade — que é tanto material e formal — para receber a consagração das virgens”.

Este vídeo pode te interessar

Diferente das freiras, as “esposas de Cristo” não vivem em conventos, nem usam roupas especiais. Elas trabalham, têm uma vida fora da Igreja, mas não são casadas e oferecem a virgindade como presente para Jesus Cristo. A estimativa é que a Ordem das Virgens reúna cerca de 5 mil mulheres espalhadas pelo mundo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais