> >
Bolsonaro visita lojas na China 'capitalista'

Bolsonaro visita lojas na China 'capitalista'

Presidente faz caminhada após jantar com Xi Jinping para fazer a digestão

Publicado em 25 de outubro de 2019 às 10:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Pequim - China, 24/10/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro, visita loja de lembranças da Grande Muralha. (Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) caminhou pelas ruas de Pequim nesta sexta-feira (25) à noite até um dos shoppings da cidade conhecido como "The Place".

Cheia de lojas ocidentais e painéis de neon de propaganda, a região é uma das faces do consumo na China e do viés capitalista do país.

Quando chegou a Pequim, ao ser questionado sobre a preocupação de parte de seus eleitores por ele visitar um país comunista, Bolsonaro disse que estava num país "capitalista".

Ao visitar a Muralha da China -um dos sítios históricos do país- Bolsonaro preferiu não ser acompanhado pela imprensa. O local estava todo enfeitado com bandeiras vermelhas.

No passeio pelo shopping a céu aberto, Bolsonaro esteve nas lojas da Adidas, Jordan e Uniqlo, que vendem artigos esportivos e de moda jovem. 

Na grife japonesa Uniqlo ele só entrou após ouvir que a loja era reconhecida pelo preço baixo. O presidente observou alguns produtos, incluindo um blusão verde, mas não comprou nada. 

Mais cedo, ele presenteou o dirigente Xi Jinping com um agasalho do Flamengo e disse que a equipe é a "melhor da atualidade". 

Os chineses olhavam espantados para a comitiva presidencial e as câmeras dos repórteres. Apenas um estrangeiro o reconheceu e disse após um instante de dúvida: "claro, é o presidente do Brasil".

Bolsonaro disse que faria a caminhada "para fazer a digestão" após o jantar de gala com o dirigente chinês Xi Jinping no Grande Salão do Povo.

Este vídeo pode te interessar

O menu foi creme de cogumelos, tofu, costela de cordeiro e garoupa. Pouco afeito a peixe, o presidente brasileiro comeu pouco e disse que o macarrão de miojo o esperava no quarto. "Eu estava esperando a sobremesa e, quando chegou, era feita de peixe", brincou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais