> >
Avião decola de porta aberta e carga de 200 barras de ouro e prata caem

Avião decola de porta aberta e carga de 200 barras de ouro e prata caem

Aeronave despejou material em pista de região remota

Publicado em 16 de março de 2018 às 11:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Avião decolando. (Reprodução/Pixabay)

Um avião russo lotado de metais preciosos despejou a valiosa carga durante a decolagem e espalhou barras de ouro e prata pela pista do aeroporto da Sibéria. A aeronave da companhia Antonov parou no terminal de Yakutsk para abastecer e, ao retomar a viagem, levantou voo com a porta aberta.

Os investigadores estimam que a falha tenha espalhado quase 200 barras extraídas da mina de ouro Kupol pela região remota de Chukotka, nesta quinta-feira. Um representante do governo local destacou que o material despejado pesava cerca de 3,4 toneladas. A carga total em transporte, formada pelos pacotes de metais concentrados, tinha peso estimado em 9,3 toneladas.

"Assim que ganhou altura, a porta foi danificada pelo deslocamento da carga e parte dela foi espalhada pela pista", explicou o Comitê Investigativo da Rússia, em comunicado no Telegram.

A tripulação foi forçada a pousar de volta no aeroporto. A polícia local isolou a área para prevenir que a população se aproximasse da valiosa carga, segundo o portal "Yakutmedia".

"Apenas parte do ouro caiu", ressaltou o representante do governo, que informou a recuperação de 172 barras de metal.

A mina de Kupol é operada pela companhia de mineração Kinross Gold, baseada no Canadá. O porta-voz da companhia, Stanislav Borodyuk, relatou à agência "Interfax" que "toda a carga foi recolhida e não houve perdas". Segundo ele, as barras eram de Dore, uma liga semi-pura de prata e ouro.

Este vídeo pode te interessar

Os investigadores acreditam que uma falha no posicionamento e na fixação da carga no aeronave causou o acidente.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais