> >
Passo a passo para limpeza do veículo

Passo a passo para limpeza do veículo

Higienizar o veículo de forma eficaz ajuda a evitar a propagação de vírus e bactérias

Publicado em 6 de abril de 2020 às 16:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Superfícies de contato do carro pedem atenção redobrada
Superfícies de contato do carro pedem atenção redobrada. (freepik)

Limpar as mãos frequentemente com água e sabão e álcool em gel passou a fazer parte da nossa rotina. A recomendação é ficar em casa, mas, quando precisamos usar o carro para o trabalho ou qualquer outra atividade, quais cuidados devemos ter para ajudar na prevenção da pandemia?

Para minimizar os riscos de contágio do coronavírus, a atenção deve ser redobrada com as superfícies de maior contato, que acumulam vírus e bactérias, incluindo volante, porta-copos, cinto de segurança, maçanetas, forro de porta, bancos, marcha e freio de mão. A cadeirinha de criança e o bebê conforto também não podem ficar de fora do processo de higienização.

É importante apostar em uma limpeza realmente eficaz para eliminar o coronavírus e diversos tipos de bactérias, indica Igor Raboni, criador da empresa Ao Raboni, especializada em limpeza e estética automotiva. “A recomendação é que esse tratamento seja feito por um profissional. Se não for possível, por conta do isolamento, existe uma forma de fazer isso com o multiuso automotivo APC, que possui pH alcalino, necessário para quebrar partículas de gordura, óleo e graxa, além dos limpadores germicidas. Vale borrifar e espalhar o multiuso com o pincel e com a microfibra”, orienta.

Sobre a purificação do ar-condicionado, além da troca do filtro, o procedimento de oxi-sanitização é considerado um dos mais eficazes para acabar com odores, bactérias, vírus e fungos. Esse método conta com uma máquina que transforma o oxigênio atmosférico em ozônio. “Só trocar o filtro do ar-condicionado não é suficiente. Em torno de 20 minutos, a máquina elimina vírus, bactérias e micro-organismos de forma geral”, acrescenta Igor.

Use álcool isopropílico 70% ou multiuso APC para higienizar volantes e maçanetas internas
Use álcool isopropílico 70% ou multiuso APC para higienizar volantes e maçanetas internas. (freepik)

Rotina

Um dos erros mais comuns é usar álcool em gel em algumas superfícies, danificando as partes em plástico no painel e no volante, comenta Rodrigo Haru, especialista da empresa Garage, localizada no bairro Praia da Costa, em Vila Velha. “O álcool em gel só é uma boa pedida para higiene das mãos. Nos veículos, o ideal é o álcool isopropílico com 70% de concentração. Se estiver com percentual entre 40 e 45%, o álcool não tem o poder de eliminar totalmente os microrganismos. Se a concentração for muito alta, entre 80% e 90%, o álcool evapora rapidamente, antes de matar o vírus”, explica Haru.

Diversas medidas de limpeza podem ser feitas em casa, como o esvaziamento diário da lixeira portátil. Ao menos duas vezes por semana, é recomendado ligar o ar quente da ventilação máxima durante alguns minutos. “Os dutos do ar-condicionado ficarão secos, afastando vírus e bactérias, já que preferem locais úmidos. Assim, colônias não serão formadas nos filtros.”

Como os bancos podem ser hospedeiros de vírus e bactérias, a dica é aplicar uma solução com água e sabão neutro com um borrifador. “Deixe agir por um minuto e depois retire o excesso com um pano seco. O ideal é fazer esse processo todos os dias em que sair com o carro, mas, caso não consiga, mantenha a maior frequência que conseguir”, acrescenta Rodrigo Haru.

Use álcool isopropílico 70% ou multiuso APC para higienizar volantes e maçanetas internas
Use álcool isopropílico 70% ou multiuso APC para higienizar volantes e maçanetas internas. (freepik)

Dica é ligar veículo uma vez por semana

Se o veículo ficar muito tempo parado neste período quarentena, alguns defeitos podem surgir, ressalta o engenheiro mecânico Walter Abramides. “O carro deve ser guardado com combustível suficiente para que possa ser ligado ao menos uma vez por semana, durante cerca de 15 minutos. Se for possível colocá-lo em movimento, é melhor”, ressalta.

Nos períodos em que o automóvel fica quieto durante vários dias, o especialista aponta que desligar a bateria é uma boa opção para preservar a carga. “Antes de deixá-lo parado, vale calibrar os pneus até com um pouco mais de calibragem que o normal. Ao religar o veículo, depois de dias parados, é fundamental conferir os fluidos e testar os freios antes de colocá-lo em movimento”, completa Walter Abramides.

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Coloque um frasco de álcool em gel, borrifador com água e sabão neutro, lenços descartáveis e uma lixeira portátil dentro do carro.

  • 02

    Mantenha a ventilação natural no carro. Não saia de casa com o ar-condicionado ligado e os vidros fechados.

  • 03

    Ligue o ar quente na potência máxima, durante cinco minutos antes de chegar em casa, para eliminar os micro-organismos que ficam no duto do ar-condicionado

  • 04

    Limpe a parte interna do veículo com o aspirador. Higienize os bancos com produtos específicos, focando na sujeira acumulada nas costuras e dobras.

  • 05

    Higienize maçanetas internas e externas, câmbio, botões de vidros, retrovisores, volante, tela multimídia e a alavanca do freio com álcool isopropílico 70% ou multiuso APC.

  • 06

    O álcool em gel 70% pode danificar as peças do carro. Use um borrifador com a mistura de água e sabão neutro para umedecer todo o painel do veículo . Em seguida, passe um pano macio.

  • 07

    Oriente as pessoas que entrarem no carro a limparem as mãos com álcool. Nos casos de tosse ou espirro, peça para usarem um lenço e descartarem o material rapidamente em um lixo sem tocá-lo.

  • 08

    Para não desgastar o couro do carro, aposte em uma hidratação bem feita. Há produtos específicos no mercado para fazer isso.

  • 09

    Se o estofamento do carro for de tecido sintético, use apenas água e sabão na limpeza. Prepare uma mistura que não faça espuma, para não deixar os bancos umedecidos.

  • 10

    Limpe os tapetes diariamente. Afinal, os restos de comida, suor e sujeiras juntam bactérias, fungos, formigas e baratas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais