Publicado em 15 de novembro de 2022 às 11:00
- Atualizado há 3 anos
Como todas as fabricantes do setor automotivo, a Mercedes-Benz está investindo na eletrificação de seu portfólio de produtos. No Brasil, a marca da estrela de três pontas acaba de promover o “Mercedes-Benz Electric Day” no Parque do Ibirapuera, a mais importante área verde da cidade de São Paulo. >
No evento, foram apresentados três novos modelos elétricos para o mercado brasileiro – os utilitários esportivos EQA 250 e EQB 250 e o sedã EQE 300. Os três se juntam ao SUV EQC 400 4Matic, apresentado no Brasil em agosto de 2020, e ao sedã EQS 53 4Matic+, que desembarcou em julho deste ano. >
“São cinco produtos com características técnicas únicas e capazes de entregar o melhor para vários tipos de clientes, sejam mais urbanos, mais clássicos ou mais esportivos”, comemora Evandro Bastos, chefe de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.>
Produzido em Rastatt, na Alemanha, o EQA será a porta de entrada para a família de elétricos Mercedes-EQ no Brasil. Trata-se de um SUV médio – 4,46 metros de comprimento, 2,02 metros de largura e 1,68 metro de altura – com design esportivo e perfil urbano. A versão que será comercializada é a EQA 250, com 190 cavalos e autonomia de até 496 quilômetros (ciclo WLTP). >
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O EQA utiliza a grade frontal com painel preto e a estrela – marca registrada dos modelos Mercedes-EQ – no centro. Outra característica do design é a faixa de luz contínua na frente e na traseira. Uma faixa de fibra óptica horizontal conecta as luzes diurnas dos faróis full LED. Os destaques de cor azul dentro do farol reforçam a assinatura “Mercedes-EQ”. >
Atrás, as lanternas de LED também se fundem em uma faixa de luz de leds. A bateria de íons de lítio, na parte inferior do veículo, tem capacidade de 66,5 kWh. O sistema tem capacidade de carga de 11 kWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC).>
Para reforçar o aspecto dinâmico e esportivo, o EQA 250 vendido no Brasil recebe o pacote AMG de acabamento externo e interno, incluindo itens como para-choques, rodas de 19 polegadas, bancos, volante esportivo e tapetes desenvolvidos pela preparadora esportiva alemã. O porta-malas leva 340 litros.>
O EQB é o primeiro produto 100% elétrico da Mercedes-Benz produzido na fábrica de Kecskemét, na Hungria. É 22 centímetros mais comprido que o EQA – tem 4,68 metros de comprimento – mas tem os mesmos 2,02 metros de largura e 1,68 metro de altura do modelo elétrico de entrada da Mercedes-Benz. >
Com o mesmo nível de equipamentos de série do EQA, o EQB traz a capacidade para sete ocupantes como diferencial. O modelo tem autonomia de até 474 quilômetros com uma carga. Desenvolvido a partir da versão a combustão GLB, o EQB tem um amplo espaço interno graças à distância de entre-eixos de 2,83 metros. >
A capacidade de carga é de 495 litros, sendo expansível até 1.710 litros. Os encostos dos bancos da segunda fila são ajustáveis em várias etapas na inclinação. Para o Brasil, o EQB 250 utiliza o mesmo conjunto mecânico de 190 cavalos do EQA.>
O EQE tem pretensões distintas. Fabricado em Bremen, na Alemanha, utiliza uma plataforma de desenvolvimento exclusiva para os elétricos da marca, a MEA (Modular Electric Architecture). É um sedã executivo, de caráter esportivo e luxuoso, com uma autonomia superior a 600 quilômetros com apenas uma carga de sua bateria de 89 kWh. >
A linha de design aerodinâmica da marca chamada de “Sensual Purity” é refletida em superfícies modeladas e transições suaves, com destaque para a grade frontal com acabamento brilhante e a estrela da Mercedes-Benz multidimensional. Com porte comparável ao Classe E ou ao CLS, tem 4,94 metros de comprimento, 2,10 metros de largura e 1,51 metro de altura, com entre-eixos de 3,13 metros. >
A versão escolhida para o Brasil é o EQE 300 com motor síncrono permanente (PSM) de 245 cavalos, equipado com a transmissão elétrica (eATS), com todo o conjunto montado no eixo traseiro. A bateria de íons de lítio tem um conteúdo de energia útil de 89 kWh. >
O fato de o EQE ter como base uma arquitetura totalmente elétrica abriu novas possibilidades de design para seu conceito de segurança. Uma posição mais favorável pode ser escolhida para a instalação da bateria, em uma área protegida contra colisão na parte inferior da carroceria. A tela de assistência no visor do motorista mostra a operação dos sistemas de ajuda à condução em uma visão de tela cheia. A capacidade do porta-malas é de 430 litros.>
Toda a linha elétrica da Mercedes-Benz vem com teto solar panorâmico e com Pacote de Assistência à Condução que inclui assistentes ativos de distância, de direção, de frenagem, de manutenção de faixa e de ponto cego, além de assistentes com alerta de tráfego cruzado e de aviso de desembarque. >
O EQE acrescenta apoio para manobras evasivas, sensores traseiros para manutenção de faixa, assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360 graus. >
Os três novos modelos elétricos já estão disponíveis nas 13 concessionárias da marca habilitadas para a comercialização e os serviços de produtos elétricos Mercedes-EQ, com preços públicos sugeridos de R$ 480.900 para o EQA 250, de R$ 502.900 para o EQB 250 e de R$ 709.900 para o EQE 300. >
No Brasil, todos os elétricos da Mercedes-Benz incluem um pacote de energia desenvolvido em parceria com a Enel X, com um carregador Wallbox e instalação. Vêm com três anos de manutenção preventiva já inclusa e três anos de garantia de fábrica.>
No EQA e no EQB, a posição do banco é alta, como é típico dos SUVs. O sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) dos dois modelos vem com uma tela de 10,2 polegadas que disponibiliza telas e gráficos de alta qualidade e controle de voz ativado pela expressão “Olá, Mercedes”. >
O conteúdo Mercedes-EQ no display de mídia pode ser usado para acessar menus relacionados a opções de carregamento, consumo elétrico e fluxo de energia. No painel de instrumentos, há uma tela de 10 polegadas. >
O lado direito tem um “wattímetro”, enquanto o esquerdo pode ser usado para mostrar se o destino pode ser alcançado sem uma parada de carregamento intermediária. As cores mudam de acordo com a situação de condução. NO EQB, os dois bancos da terceira fila podem ser utilizados por pessoas de até 1,65 metro de altura. Também podem ser instaladas neles cadeiras para crianças.>
No EQE 350, tudo é diferente, a começar pelo amplo ambiente interno proporcionado pelo entre-eixos de 3,13 metros. Como convém a um sedã executivo, no qual muitas vezes o dono do carro viaja no banco traseiro, há fartura de espaço e conforto em todos os assentos. >
A suspensão pneumática Airmatic e o sistema de amortecimento adaptativo ADS+ conferem ao sedã um conforto singular. O EQE está em um outro patamar em termos de sofisticação em relação ao EQA e EQB e vem com a última geração do MBUX, recentemente introduzida no EQS e no Classe C. >
Com tela de 12,9 polegadas e software adaptável, o conceito de controle e display se adapta completamente ao seu usuário e faz sugestões personalizadas para várias funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. >
O sistema de som surround Burmester apresenta dois perfis sonoros para os comandos do veículo, o Silver Waves (mais sóbrico) e o Vivid Flux (mais tecnológico).>
O rápido teste dos elétricos Mercedes-Benz EQA 250, EQB 250 e EQE 300 EQA 250 foi feito no trânsito urbano paulistano, nas cercanias do Parque do Ibirapuera. Com base em uma versão modificada da plataforma MFA, que é originária de modelos com motores a combustão, o EQA e o EQB compartilham o motor de 190 cavalos e 39,26 kgfm. >
Como o EQB pesa uns 70 quilos a mais que o EQA, o SUV elétrico menor acaba tendo um comportamento dinâmico sutilmente mais animado. Porém, ambos são bastante espertos e rodam embalados pelo revigorante torque instantâneo típico dos motores elétricos, com uma rodagem equilibrada.>
A suspensão trabalha de forma eficiente e a direção elétrica é bem calibrada. O isolamento de vibrações e ruídos externos dos dois tem bom padrão. O EQB oferece capacidade para sete ocupantes, ampliando as possibilidades de uso. A dirigibilidade dos crossovers elétricos é similar à dos modelos térmicos equivalentes, o GLA e o GLB.>
Já o EQE 300 foi projetado desde o zero como um carro elétrico. É mais recente e tem uma concepção mais moderna. A opção disponível para test-drive foi da série limitada Edition One. São apenas 13 exemplares no Brasil – um para cada concessionária que vende carros elétricos da Mercedes-Benz. >
A edição traz soleira alusiva à série e acabamento de madeira com pequenos entalhes em azul. O rodar do sedã é perceptivelmente mais suave e o comportamento dinâmico é mais esportivo que o dos SUVs. Afinal, o motor do sedã entrega 245 cavalos e o robusto torque de 56,08 kgfm. >
As retomadas têm força e permitem ao sedã arrancar na frente dos modelos a combustão. Conforme a Mercedes-Benz, a aceleração de zero a 100 km/h do EQE é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h (limitada eletronicamente). >
O volante tem pegada esportiva, a direção é direta e torna-se mais pesada quando o motorista adota o modo “Sport”. Como é comum nos elétricos, é possível controlar aceleração e frenagem usando apenas um pedal – ao aliviar o pé do acelerador, a frenagem é acionada. O motorista pode selecionar a desaceleração em três estágios (D+, D, D-).>
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