Publicado em 24 de fevereiro de 2020 às 10:35
- Atualizado há 6 anos
Quando a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) inaugurou sua fábrica brasileira da Jeep, em abril de 2015, a indústria automotiva nacional entrava em crise. E a empresa apostou na força da marca no segmento que mais cresce no Brasil e em todo o mundo – o dos utilitários esportivos. >
Em 2016, em seu primeiro ano cheio como fabricante nacional, a Jeep comercializou 59.077 unidades e foi a 10ª que mais vendeu no país. Em três anos, mais do que dobrou suas vendas e, com os 129.481 emplacamentos de janeiro a dezembro do ano passado, se posicionou como a 8ª mais vendida do país. >
A performance é puxada pelos dois modelos produzidos em Goiana (PE): Renegade e Compass. No ano passado, foram 68.737 emplacamentos do compacto e 60.371 do médio – se mantiveram como os dois SUVs mais vendidos do Brasil. >
No Compass, numa faixa de preços acima do Renegade, uma das versões mais procuradas é a Limited 2.0 diesel 4x4, a intermediária entre as básicas Sport e Longitude e as “tops” Trailhawk e S.>
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No design, o modelo 2020 pouco mudou em relação ao lançado em 2016. Chama a atenção o equilíbrio de características que ressaltam a esportividade dos SUVs com outras que evocam a sofisticação dos carros de passeio mais requintados. >
O consumo, segundo o Inmetro, é de 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na rodovia. A tração pode ser frontal, 4x4 ou 4x4 reduzida e o sistema Selec-Terrain disponibiliza pré-configurações para dirigir na neve, areia e lama.>
Bem equipada, a versão Limited 4x4 a diesel traz, entre outros, chave presencial, central multimídia com GPS, Bluetooth e tela sensível ao toque com 8,4 polegadas, com comando de voz. >
No quesito segurança, há controle eletrônico de estabilidade, sistema anticapotamento, monitoramento de pressão de pneus, assistente de partida em rampa, controle de velocidade de cruzeiro e direção de torque dinâmico, que auxilia a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência. >
Além dos dois airbags frontais, a versão traz os de cortina, laterais e de joelhos para o motorista. E agrega ainda chave presencial com partida por botão (Keyless), sensor de ponto cego, park assist, rodas de liga leve de 19”, rack de teto cromado e sensores crepuscular e de chuva. >
O preço base do Compass Limited 2.0 Turbo Diesel Automático é de R$ 182.790, em cores sólidas. As metálicas acrescentam R$ 1 mil ao preço, mas a perolizada Branco Polar Bicolor soma R$ 1.500. Com todos os opcionais e com bancos em Ski Gray, como o modelo testado, o preço sobe para R$ 203.740.>
Por dentro, o Compass proporciona uma agradável sensação de espaço. Sobra área livre para as pernas dos passageiros do banco de trás. Há saídas de ar-condicionado e tomada para a segunda fileira. Os 410 litros do porta-malas são coerentes com o segmento de SUVs médios.>
A suspensão reage com eficiência aos desníveis do solo e o isolamento acústico funciona. A vibração é baixa para um motor a diesel. >
O motor 2.0 Multijet entrega 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque máximo, 80% disponíveis já a partir dos 1.500 giros. Não falta força para arrancadas e ultrapassagens: basta pisar mais forte no acelerador que o carro ganha velocidade de forma rápida e consistente. A exuberância do motor a diesel é aproveitada com eficiência pelo câmbio automático de 9 velocidades. >
No asfalto, tem um comportamento dinâmico similar ao de um sedã médio. Apesar da altura elevada, pouco inclina nas curvas. No off-road, a suspensão equilibra os movimentos da carroceria sem transmitir excessivos solavancos. Os bons ângulos de entrada e saída favorecem os trajetos fora-de-estrada. >
Os diferentes modos de direção permitem melhor dirigibilidade em pista molhada ou pisos de baixa aderência, como areia e lama. O controle de descida permite encarar declives acentuados sem o uso de freio. >
O Compass Limited diesel 4x4 consegue entregar um comportamento dócil de carro de passeio sem abandonar o estilo audaz inerente a um Jeep. Um carro com estilo e atitude, para quem procura um modelo familiar que viabilize também algumas estripulias nas trilhas. Uma pena que completo, como na versão testada, o preço passe dos R$ 200 mil. >
Agência Automotrix
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