> >
Como funciona e quais as vantagens do câmbio CVT?

Como funciona e quais as vantagens do câmbio CVT?

Trata-se de um câmbio automático inteligente que tem como sua grande característica a mudança de marcha sem a percepção do motorista

Publicado em 2 de janeiro de 2020 às 17:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mercado japonês é o que mais aposta no câmbio CVT. (freepik)

CVT é a sigla para Continuously Variable Transmition. Em português, transmissão continuamente variável. A tecnologia foi pensada pela primeira vez por Leonardo Da Vinci, no século XV. Mas demorou muitos séculos para ser aplicada no câmbio dos carros. Hoje, quem assume o mercado com esse diferencial são as marcas japonesas, mas poucos consumidores sabem porque esse modelo de câmbio agrega tanto valor.

Fábio Tessarolo, diretor da Oficina Renova, explica como funciona o câmbio CVT. “É um câmbio automático inteligente que tem como sua grande característica a mudança de marcha sem a percepção do motorista. Ela acontece quando você exige mais do motor, sem sentir os trancos. São duas polias lisas com corrente que variam de acordo com a exigência do motor.”

Como vantagem, Tessarolo indica a estabilidade na troca das marchas, sem “tranco”, e a economia de combustível. “Algumas literaturas técnicas indicam uma economia de até 10%.”

Mas há quem diga que isso na verdade é uma desvantagem. Para quem gosta de sentir o ganho de velocidade, o câmbio CVT costuma desagradar. “O mercado norte-americano não gosta muito. Eles querem o ronco do motor, sentir a potência”, conta o diretor Tessarolo.

Este vídeo pode te interessar

Quanto à manutenção, Fábio explica que pode ser mais fácil do que o câmbio automático comum. Mas é preciso estar atento ao prazo correto da troca do fluido do câmbio e do líquido de arrefecimento do motor. “As polias são dois metais em atrito e por isso pode haver superaquecimento. O líquido ajuda a manter a temperatura normal do sistema.”

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais