> >
Como entregadores devem se proteger do novo coronavírus

Como entregadores devem se proteger do novo coronavírus

Motoboys, atenção à forma correta de higienizar capacete, guidão e equipamentos

Publicado em 4 de maio de 2020 às 14:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Entregadores são um dos profissionais que se arriscam para garantir a segurança da maioria
Entregadores são um dos profissionais que se arriscam para garantir a segurança da maioria. (Carlos Alberto Silva)

Em tempos de pandemia, o governo do Espírito Santo determinou restrições ao comércio com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus. Com isso, os serviços de delivery cresceram, e os entregadores passaram a circular com mais frequência pela cidade. Para evitar o contágio, é importante que esses profissionais tenham cuidados extras com seus equipamentos.

“Água e sabão é o mais indicado para limpeza, mas o álcool gel 70% é um grande aliado para quem está na rua, como os entregadores”, explica a professora de microbiologia da Universidade Vila Velha (UVV), Clarisse Arpini, que afirma que higiene é a palavra-chave. Aos que utilizam máscaras, Clarisse orienta que lave ao chegar em casa e, depois de seca, passe com ferro quente.

Para quem precisa pegar documentos, a professora indica o uso de luvas de látex descartáveis, que devem ser jogadas fora após cada entrega.

Equipamentos

Os equipamentos de segurança, como o capacete e as luvas dos motociclistas, são as maiores dúvidas de higienização. Rúbia Miossi, infectologista do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), orienta que eles sejam limpos com álcool gel isopropílico para não danificar.

Para aqueles que usam uniforme, a especialista orienta que o trabalhador possua dois, para revezar e evitar a repetição de roupa exposta ao mundo exterior. “Já em relação aos cuidados com os calçados, eles devem ficar na porta junto com um pano molhado com água e água sanitária. Assim, é feita a higienização”, explica Rúbia Miossi.

A infectologista elogiou a medida de alguns aplicativos de entrega em que o cliente pede para o entregador deixar o pedido em um local específico. “Isso evita o contato e diminui as chances de contaminação”, completa.

Pagamentos

A professora de microbiologia, Clarisse Arpini, sugere que o pagamento seja feito via cartão e que o próprio cliente o insira. Após o uso, a máquina deve ser higienizada com álcool isopropílico. A infectologista ainda acrescenta a sugestão do pagamento online. Dessa forma, o entregador apenas deixa o pacote e não tem contato com mais nada.

Proteção em dia

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Mantenha distância de, pelo menos, um metro do cliente.

  • 02

    Ao chegar em casa, coloque a roupa para lavar imediatamente.

  • 03

    Higienize guidão, chaves e equipamentos de segurança com álcool gel 70% ou água com sabão neutro.

  • 04

    Use álcool gel depois de cada entrega

  • 05

    Deixe que o cliente insira o cartão na máquina. Peça para a loja evitar o pagamento em dinheiro físico.

  • 06

    Use máscara. Após o uso, lave. Quando estiver seca, passe com ferro quente.

  • 07

    Não entre em casa de sapatos. Deixe-os na porta e limpe-os com um pano com água e água sanitária.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais