Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 02:20
Material de construção, decoração, jardinagem e muitas outras utilidades e serviços em um só lugar é o que oferece a Leroy Merlin - loja que conquistou o coração dos franceses, atravessou o oceano para chegar ao Brasil e, não por acaso, é a vencedora na categoria “Home Center” no 12º prêmio Marcas de Valor Rede Gazeta 2021, provando que também já garantiu lugar cativo no coração dos capixabas. >
Para o diretor da empresa, Fernando Bittencourt Franco, um dos motivos para a conquista do primeiro lugar, e também para o sucesso da rede, é a capacidade de adaptação e inovação da marca, que reforçou o conteúdo e os serviços disponíveis on-line, sem perder a qualidade e a oferta de produtos nas lojas físicas.>
“Diante da pandemia da Covid-19, a Leroy Merlin focou bastante em ampliar as estratégias já adotadas durante os últimos anos, em especial a ‘omnicanalidade’ (atuar de forma integrada on-line, com aplicativos, site e redes sociais e também off-line, usando a TV, lojas físicas, jornal, rádio)”, conta Fernando Bittencourt. >
Neste período, diz ele, a Leroy Merlin observou muitos clientes que adquiriram o hábito de compras on-line por questões de segurança, mas as lojas ainda são extremamente relevantes no momento decisório de compra. >
>
“Por isso, acreditamos que os dois modelos se complementam, entendemos que os ambientes físico e digital merecem a mesma atenção, gama de serviços e investimentos e reforçamos a nossa presença nas redes sociais, com publicações no Instagram da loja, por exemplo, que apresentam ofertas, dicas de decoração e apresentação dos produtos, além dos conteúdos no nosso site, aplicativo e blog”, reforça o diretor.>
Para 2022, a Leroy Merlin segue um plano de expansão para outros Estados e promete novidades também na loja do Espírito Santo, localizada em Vitória: um drive-thru de materiais básicos de reforma e construção para otimizar o tempo do cliente e melhorar a experiência de compra. >
“O objetivo da Leroy Merlin no ano que vem é expandir para outros Estados. Após um hiato, em 2021 a companhia abriu a primeira loja em Santos e, para 2022, já temos duas inaugurações previstas para o primeiro semestre: Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Guarulhos, em São Paulo. Já a nossa loja do Espírito Santo vai contar com a inauguração do drive-thru da construção, trazendo ainda mais facilidade para nossos clientes de materiais básicos”, adianta Fernando Bittencourt.>
Com uma trajetória de 61 anos - 22 no Brasil - e 42 lojas espalhadas pelo país, a Leroy Merlin tem como diferenciais investimento e inovação. O diretor ressalta que o objetivo da empresa é tornar a vida do consumidor mais simples, ao mesmo tempo que todas as necessidades são supridas com qualidade e garantia de bons serviços e materiais. >
Ele cita como exemplo a “Instala”, uma plataforma que conecta diversos prestadores de variados serviços, mais de 100 grupos diferentes, como montagem e instalação aos clientes que adquirem os produtos da Leroy Merlin.>
Fernando Bittencourt Franco
Diretor da Leroy MerlinOutra inovação importante lançada no ano passado, em meio a pandemia, foi o atendimento por aplicativo de mensagens. Durante o lockdown, com algumas lojas fechadas, os vendedores conseguiram atender milhares de clientes através desse canal, garantindo que suas obras não fossem interrompidas.>
No ambiente digital, o cliente tem a possibilidade de navegar por todos os pontos de contato, descobrindo produtos, checando a variedade dos itens e ele pode ainda utilizar o aplicativo para criar uma lista de compras, entre outras usabilidades. >
Na loja física, o consumidor poderá conhecer os produtos, tocar, ver as diferenças, pegar informações e tirar as dúvidas com os colaboradores especializados. Na jornada do cliente, ele tem total autonomia de escolha, de conhecimento, de compra onde, como e quando quiser. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta