Onde há uma Caixa Amarela de bombons ou o Serenata do Amor, há um pouco do Espírito Santo. E é por isso que a Chocolates Garoto, situada no bairro da Glória, em Vila Velha, conquistou o primeiro lugar na categoria “A Cara do Capixaba”. Fundada há 91 anos, a empresa se mantém forte no Brasil e no exterior, investindo em modernização, inovação e sustentabilidade.
Uma das 10 maiores fábricas de chocolate do mundo, a Chocolates Garoto tem buscado atitudes mais sustentáveis em suas embalagens, no processo produtivo, na experiência de vendas e nas lavouras de cacau.
Além disso, diz ele, a marca está comprometida com o crescimento rural em iniciativas que buscam o desenvolvimento sustentável das fazendas de cacau, com ênfase na melhoria da qualidade do cacau, produtividade e rentabilidade das propriedades."
Para 2022, a empresa planeja modernizar o parque industrial, com aceleração à indústria 4.0, além de manter os cuidados ambientais. “Faremos várias alterações de maquinários para termos embalagens ainda mais recicláveis, na direção da sustentabilidade de nossas operações”, complementa Michey.
No último ano, a Garoto anunciou investimentos que vão desde o lançamento de novos itens do portfólio até a modernização e ampliação de sua fábrica. A planta local recebeu um novo prédio para abrigar duas novas linhas de produção, um espaço construído segundo critérios de sustentabilidade, com certificação Green Building House.
A empresa criou mais 20 produtos e tem apostado em novidades também no relacionamento com o consumidor, em tecnologias de produção, no desenvolvimento rural e no fomento ao turismo local. Nesta última frente, a companhia cumpre importante papel no cenário turístico capixaba, já que a Loja Garoto e o Chocotour recebem, juntos, cerca de 300 mil visitantes por ano, fazendo da fábrica o segundo maior ponto turístico do Estado, perdendo apenas para o Convento da Penha.
Em virtude da pandemia, as visitas foram suspensas, e o funcionamento da loja está associado ao mapa de risco da região. Aberta ao público, essa unidade física segue rigorosamente todos os protocolos de segurança, pensando sempre no bem-estar e na melhor experiência para seus clientes.
Já o museu foi reaberto para visitação em 15 de novembro. Oferece totem informativo e álcool em gel na bilheteria e cumpre todos os protocolos para a entrada no espaço. Neste momento, a visitação está liberada apenas para pessoas físicas.
O portfólio da Chocolates Garoto tem mais de 80 produtos. Os maiores sucessos são a Caixa Amarela, os tabletes familiares, os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor. Há, ainda, versões em sorvetes e picolés de algumas das suas principais marcas.
Além de apresentar expressivas vendas do Brasil, a Garoto comercializa seus itens para mais de 20 países em diferentes continentes. Os principais destinos estão na América do Sul e na América do Norte, mas a empresa exporta também para Europa, Ásia e África.
Entre os produtos que ganham o mercado externo estão: bombons, tabletes de chocolate, candy bars, ovos de Páscoa, pastilhas, coberturas de chocolate e chocolate em pó.
Com o cenário de pandemia, a indústria precisou se adaptar rapidamente para atender às novas necessidades dos consumidores e superar os desafios nas cadeias de suprimentos. “Seguimos resilientes, com todos os cuidados, olhando para os nossos colaboradores e consumidores e mantendo um relacionamento muito próximo dos nossos fornecedores”, ressalta Michey Piantavinha.
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