> >
Talk Imóveis: reveja live sobre como será o imóvel ideal após a pandemia

Talk Imóveis: reveja live sobre como será o imóvel ideal após a pandemia

O encontro virtual contou com a apresentação da editora de Imóveis & Cia de A Gazeta, Tatiana Paysan

Publicado em 23 de julho de 2020 às 13:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O Talk Imóveis desta quinta-feira (23) teve o seguinte tema: "Como será o imóvel ideal depois da pandemia?". O encontro virtual contou com a presença do arquiteto e diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Lucas Weber, e do CEO da Perplan Urbanização, Ricardo Telles. O economista e comentarista da CBN, Teco Medina, participou da discussão e conduziu o bate-papo.

De acordo com Teco, o cenário atual que vivemos vai transformar o comportamento das pessoas. "Essa pandemia criou uma nova relação entre todos nós e a nossa casa. Para muitos é uma relação de amor e outros é de ódio. A gente descobriu um monte de coisa que deveria ter feito e não fez. Depois disso, vamos ter uma relação bem diferente em tudo que envolve a nossa casa", observou.

Diante da pandemia, itens que eram luxos se tornaram essenciais, segundo Lucas. O especialista destacou no debate que é muito gratificante participar como profissional dessa revolução das moradias. "Inicialmente, a primeira coisa que a gente percebeu foi a questão do home office. As pessoas não estavam preparadas para trabalhar de casa", observou Lucas, acrescentando que outra demanda que apareceu foi a de adaptar a moradia pensando na qualidade de vida.

Aspas de citação

Não gosto de projetar pensando nos espaços. A gente tem que pensar no que as pessoas gostam de fazer, quais são as atividades da casa. Quando isso é definido, os espaços acabam sendo uma consequência. A varanda, por exemplo, é uma área gourmet ou um local onde os filhos brincam. Quando você pensa na divisão da casa, você pensa esses espaços para utilizá-los e flexibilizá-los.

Lucas Weber
Arquiteto e diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES)
Aspas de citação

Ricardo também reforçou a necessidade dos espaços serem flexíveis. De acordo com ele, o espaço social, por exemplo, envolve a cozinha, sala e varanda como um ambiente único. A segmentação dos espaços vai perdendo força. "Plantas flexíveis com um jogo de possibilidades me parece que é um dos caminhos."

Ainda segundo o especialista, há tendências que já vinham se apresentando, mas se fortaleceram com a pandemia. É o caso de ter varandas gourmet.

Aspas de citação

Há alguns anos várias pessoas estão se especializando em cozinhar para os amigos. Tem muita gente fazendo curso, homens e mulheres. Com a pandemia, todo mundo parou de ir em restaurante e em bar e, agora, cozinha para os amigos.

Ricardo Telles
CEO da Perplan Urbanização
Aspas de citação

Ricardo evidenciou ainda que há um movimento de se ter uma segunda residência para levar a família e curtir momentos de lazer. "O turismo nacional e a segunda residência, seja ela de campo ou de praia, também ganha força porque, de fato, as pessoas estão voltando para os seus países. Já foi mais fácil fazer viagem para o exterior, agora está caro. Vamos fazer turismo aqui por perto mesmo", acrescentou.

Decoração minimalista

Outro ponto forte no debate foi em relação à decoração dos imóveis. De acordo com Lucas, as casas precisam ser mais aconchegantes e contar com uma mobília de fácil limpeza. "É a volta do minimalismo e a volta da preocupação da decoração mais aconchegante. As pessoas estão querendo fugir do muito moderno, muito branco", pontuou, finalizando que a arquitetura sensorial vai ser importante com a questão do toque e do cheiro no pós-pandemia.

Este vídeo pode te interessar

A apresentação e a mediação das perguntas do encontro ficou por conta da editora de Imóveis &Cia de A Gazeta, Tatiana Paysan. No vídeo disponível no começo desta matéria é possível assistir ao debate completo. Confira!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais