> >
Saiba como acertar na escolha do rack da sua sala de estar

Saiba como acertar na escolha do rack da sua sala de estar

Com as alternativas de móveis prontos, feitos sob medida ou planejados, especialistas indicam como selecionar a peça ideal para a casa

Publicado em 11 de outubro de 2019 às 15:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Para que a disposição da sala de estar fique harmônica, é indispensável que a seleção do rack seja bem pensada para compor com os demais itens do cômodo. Atualmente, o mercado oferece opções de peças prontas, marcenaria sob medida ou planejada com aspectos funcionais. Antes de escolher o modelo ideal, vale analisar o estilo da decoração da casa e quais itens precisará armazenar.

A arquiteta Karina Korn orienta que o primeiro passo é checar o tamanho da TV. “Para salas pequenas, a melhor opção é verificar qual layout permite a maior distância entre o sofá e a tela”, orienta a arquiteta. No cenário atual, além da variedade de aparelhos com medidas enormes, os moradores têm o desejo de montar um cinema em casa. "Ainda que não dê para seguir a regra à risca, é importante fazer o cálculo da distância ideal até o sofá para cada tamanho de TV".

É possível otimizar espaço e expor a coleção de livros e CDs no rack da TV . (Divulgação/Pinterest)

Ao escolher o lugar do rack, é fundamental considerar que a largura do móvel seja proporcional à parede, podendo ocupar toda a sua extensão. Quanto à altura do móvel, vale usar o bom senso. Se o televisor ficar na parede ou em um painel, os racks baixos são a melhor pedida. “De modo geral, coloco a tela na parede a 1,25m de distância do chão. Para a televisão no quarto, colocada em frente à cama, a altura varia entre 1,25 e 1,40m, de acordo com a estatura dos moradores”, recomenda a arquiteta.

Na sala de estar, TV deve ficar a 1,25m do chão . (Divulgação/Pinterest)

O QUE GUARDAR

Ao escolher o lugar do rack, é fundamental considerar que a largura do móvel seja proporcional à parede, podendo ocupar toda a sua extensão . (Divulgação/Pinterest)

Outro passo indispensável no processo é filtrar quais objetos da casa que serão armazenados. “Os móveis planejados ou sob medida permitem personalizar as áreas de armário, nichos e gavetas. Há opções para organizar coleções de filmes, livros, e também para acomodar os aparelhos eletrônicos ocultando os fios”, diz Karina. Quem precisa de espaço de armazenamento extra pode incluir armários acima ou nas laterais da TV. Nichos e prateleiras também são bons complementos, principalmente para racks comprados prontos.

Para a arquiteta Roberta Banqueri, a versatilidade não é regra para as pessoas que estão à procura desses móveis, mas a maioria alia a funcionalidade das peças. "O importante é escolher uma peça que se adéque ao seu estilo e necessidades. Toda motivação vem com a necessidade. Se o espaço é pequeno, uma peça funcional é essencial", comenta.

Racks fechados também pode ser utilizados como armários. (Divulgação/Pinterest)

TENDÊNCIA

Este vídeo pode te interessar

Para quem está de olho nas novidades do décor, ela sugere as madeiras mais escuras, bastante utilizadas ultimamente. "A madeira freijó também está em alta. Mas, é claro, também vai depender da decoração escolhida", explica. Para quem gosta de um estilo mais clássico, as sugestões são as madeiras nogueira, imbuia ou pau ferro. "Outra solução bacana para é comprar racks com portas almofadadas, ou com ranhuras leves na madeira. Ficam elegantes", indica Roberta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais