> >
Imóvel do futuro se torna realidade no mercado

Imóvel do futuro se torna realidade no mercado

Especialistas apontam que onda de transformações marcará o setor nos próximos cinco anos

Publicado em 5 de outubro de 2020 às 09:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Edifício Alice Madeira, em Jardim Camburi
Edifício Alice Madeira, em Jardim Camburi. (CG Engenharia/divulgação)

A automação residencial e mecanismos inteligentes nos lares pareciam pertencer a um amanhã distante. Essas inovações, por exemplo, marcaram presença no imaginário das pessoas quando “Os Jetsons”, clássico desenho animado lançado na década de 60, fez sucesso na televisão. Agora, o futuro se tornou realidade e o mercado imobiliário aposta em empreendimentos mais modernos que podem ter até mesmo espaços apropriados para a entrega de mercadorias via drones, além de se destacarem pela preocupação com o meio ambiente.

Segundo Alexandre Schubert, diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), a sustentabilidade, a mobilidade e a adaptabilidade são os eixos que vão determinar a moradia do futuro. “No âmbito da sustentabilidade, o foco será voltado, cada vez mais, para a redução do carbono na produção e o uso cíclico de recursos evitando desperdícios”, ressalta.

Hoje, a energia solar já abastece os equipamentos e áreas de uso comum dos novos prédios. “A geração de energia elétrica fotovoltaica repercute diretamente na queda do valor da taxa de condomínio, pois atende parte do consumo de elevadores e todas as demais cargas elétricas de uso comum”, lembra o diretor-presidente da Galwan, José Luís Galvêas Loureiro.

Recarga de carro elétrico no Joaquim Lírio 333
Recarga de carro elétrico no Joaquim Lírio 333 . (RS Construtora/divulgação)

Em relação à mobilidade, Alexandre acredita que a programação de atividades ficará ainda mais comum pelo celular, além do fluxo intenso de compartilhamento, otimizando as necessidades das pessoas. “A modulação do apartamento de acordo com o momento que as pessoas vão viver será comum. Já é possível comprar um apartamento de um quarto e transformá-lo depois, acrescentando outro quarto”, acrescenta.

A diretora comercial da CG Engenharia, Flávia Gimenes, explica que a habitação assume novos significados hoje em dia, priorizando o conforto e a qualidade de vida no condomínio. “O trabalho de casa está cada dia mais presente, e os moradores também querem mais espaço”, pontua.

Neste contexto, os cômodos devem ser planejados adequadamente para o trabalho e estudo. Para garantir a interação das crianças com o ambiente escolar virtual, por exemplo, pode haver a necessidade de aposta em telas maiores nos espaços de aprendizado. Além disso, a acústica dos imóveis precisa proporcionar conforto e privacidade para todos os moradores.

Espaço para trabalho no Ilhas de Veneza
Espaço para trabalho no Ilhas de Veneza. (Kemp Engenharia)

Alexandre aponta ainda novas mudanças no setor nos próximos cinco anos. “Todos os prédios serão construídos com o recurso de energia renovável, por exemplo. A tendência é que os prédios também não tenham mais porteiros e incluam sistemas de vigilância a distância com monitoramento e patrulha privada”, complementa.

Empreendimentos

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Edifício Alice Madeira (CG Engenharia)

    A poucos metros da praia de Camburi, em Vitória, o condomínio em fase de lançamento terá terraço descoberto privativo, coworking, recarga para carros elétricos, reuso de água e espaço exclusivo para home office.

  • 02

    Joaquim Lírio 333 (RS Construtora)

    Na Praia do Canto, em Vitória, o empreendimento de alto padrão, em fase de pré-lançamento, terá ponto para recarga para carros elétricos, bikes elétricas, tomadas USB nos apartamentos e captação de água da chuva e de ar-condicionado para irrigação de plantas e limpeza das áreas comuns.

  • 03

    Ilhas de Veneza Home Design (Kemp Engenharia)

    Na Praia de Itaparica, em Vila Velha, o edifício em obra terá tomadas USB, Wi-Fi zone e itens sustentáveis, incluindo reservatório especial para óleo de cozinha, pilhas e baterias e reservatórios de água pluvial para captação.

  • 04

    Edifício Málaga (Grupo Mata da Praia/Dacaza)

    Na Mata da Praia, em Vitória, o edifício possui o sistema “pay per use”, tendência mundial com os serviços domésticos terceirizados, como de lavanderia, faxina, arrumação e refeição. O empreendimento conta também com aquecimento solar, medidores individuais de água a gás.

  • 05

    Crystal Blue (Grupo Opportunity)

    Na Praia do Canto, o empreendimento conta com tomada USB nas suítes e na sala, sistema de infravermelho e Wi-Fi nas áreas comuns, tomadas de carregamento de carros elétricos. Terá fechadura eletrônica com senhas programáveis e biometria na porta de acesso das unidades e espaço delivery para armazenamento de compras.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais