> >
Startups capixabas ampliam conexões no Web Summit Rio 2025

Startups capixabas ampliam conexões no Web Summit Rio 2025

Três startups residentes do Fonte Hub, espaço de inovação da Rede Gazeta, marcaram presença no maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 30 de abril.

Leticia Fortaleza

[email protected]

Publicado em 14 de maio de 2025 às 14:48

Com público recorde, o Web Summit Rio 2025 reuniu mais de 30 mil pessoas e 1.300 startups, consolidando-se como uma das principais vitrines globais para startups e tecnologias emergentes.
Com público recorde, o Web Summit Rio 2025 reuniu mais de 30 mil pessoas e 1.300 startups, consolidando-se como uma das principais vitrines globais para startups e tecnologias emergentes. Crédito: Harry Murphy / Web Summit

A participação de startups capixabas no Web Summit Rio 2025, realizado entre os dias 27 e 30 de abril, reforçou o potencial do Espírito Santo no cenário nacional de inovação. As startups Guriri Co., Luma Ensino e Speach, residentes do Fonte Hub – espaço de inovação da Rede Gazeta – marcaram presença no evento, retornando com aprendizados estratégicos e novas conexões que prometem gerar frutos nos próximos meses.

Para Luís Santos, CEO da Guriri Co., o evento foi uma oportunidade de abrir novas portas. “Tivemos boas interações com o público e investidores, recebemos algumas propostas de investimento e optamos pela qual vamos seguir”, conta. A startup estabeleceu contato com dois fundos de investimentos, incluindo o Belat Brasil, fintech que atua na intermediação de negócios estruturando crédito sob medida para empresas de impacto socioambiental.

Além disso, a Guriri foi convidada para participar das edições do Web Summit em 2026 no Qatar e no Canadá. “Foi nossa primeira vez no evento, e já estamos colhendo frutos logo de cara”, resume Luís.

Networking e insights estratégicos

Júlio Bonella, diretor de Operações e sócio da Luma Ensino, avalia a participação pelo segundo ano consecutivo como estratégica para fortalecer parcerias. “No Web Summit, você está falando com a nata do mundo, com palestras extremamente relevantes e que indicam onde as novidades estão surgindo”, destaca.

A Luma está em negociação com fornecedores para incorporar inteligência artificial às suas soluções educacionais, um movimento que pode posicionar a startup de forma mais competitiva no mercado.

Para Marcos Guimarães, CEO da Speach, a estreia no evento foi um divisor de águas. “Estar em um evento de escala global nos permitiu conversas estratégicas com investidores e outros CEOs. Voltamos com ideias valiosas que já estamos avaliando para aplicar na empresa”, conta.

Conexões com propósito

A especialista em inovação Maíra do Vale reforça que a participação capixaba no Web Summit é um marco para o ecossistema local. “Ver startups capixabas marcando presença num palco global mostra que temos maturidade para competir e contribuir com inovação de verdade. É o nosso ecossistema dizendo: ‘Estamos aqui, prontos para o jogo, e para vencer’”, destaca.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Evento Startup

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais