Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Inovação no ES

Hubs começam a levantar prioridades para alavancar inovação no ES

Representantes terão reuniões quinzenais com o governo estadual para priorizar desafios e oportunidades que propiciem o fortalecimento do setor. Líderes do ecossistema criaram grupo para atrair mais apoios

Publicado em 22 de Fevereiro de 2024 às 17:07

Arthur Moschen

Publicado em 

22 fev 2024 às 17:07
Encontro de hubs do ES
A reunião ocorreu na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na manhã de quarta-feira (21). Crédito: Divulgação
Diante do desafio de tornar o Espírito Santo competitivamente inovador no cenário nacional, hubs do Estado se uniram para alcançar esse objetivo e, a partir de agora, iniciam uma fase de diagnóstico das principais necessidades do setor e como o poder público pode colaborar efetivamente para atrair mais negócios e investimentos. Este foi o resultado de uma reunião com representantes do Fonte Hub, do Base27, do Hub Fucape e We Believe e da a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na manhã de quarta-feira (21).
O encontro é um desdobramento de um movimento nacional de hubs junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que aconteceu em Brasília no final de 2023, para potencializar a prática e o fomento de editais e leis de incentivo aos ambientes de inovação. A gerente de Inovação da Rede Gazeta, Patrícia Lino, explicou que o grupo terá reuniões quinzenais com o governo do Estado para identificar e buscar soluções em conjunto. “O objetivo é alinhar os esforços com as políticas públicas do governo estadual e do MCI com foco em inovação, buscando o suporte para ampliar o impacto e alcance dos hubs”, ressalta.
Patrícia acrescentou ainda que entre as principais demandas estão: buscar apoio financeiro para a sustentabilidade dos hubs, como por subsídios, editais de fomento e parcerias com o setor privado; capacitação para o time dos hubs e das startups, por meio de qualificação profissional em áreas estratégicas e voltadas à tecnologia e inovação; e integração entre os hubs e o ecossistema de inovação, com criação de um plano integrado de inovação e maior colaboração entre os diversos atores envolvidos.

Busca de mais apoios

A CEO do Base27, Michele Janovik, contou que a partir dos levantamentos das demandas será possível organizar as prioridades, trabalhando estratégias de curto, médio e longo prazo. “Atualmente, temos nove hubs capixabas envolvidos diretamente com esse grupo. Mas todo hub que compartilhar do objetivo deste projeto será bem-vindo e isso só agrega à iniciativa. Temos um grupo no WhatsApp, quem tiver interesse de acessar pode entrar", explicou. Se você representa um hub de inovação, clique aqui para acessar o grupo.
Juão Vitor Silva, assessor técnico da Secti ressalta a importância do encontro ocorrido na quarta-feira para entender as demandas dos hubs. “Ao entender as necessidades dos hubs, o governo pode implementar medidas mais eficazes para apoiar e promover a inovação no Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e o crescimento do ecossistema de inovação”, explicou.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Fumaça escura no Contorno do Mestre Álvaro, na Serra
Fumaça escura atrapalha motoristas no contorno do Mestre Álvaro
Incêndio no Morro São Francisco, em Vitória
Incêndio atinge área de mata em Vitória; veja as imagens
Imagem de destaque
O fazendeiro que quis abandonar o narcotráfico na Colômbia, mas não pôde

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados