> >
Hubs começam a levantar prioridades para alavancar inovação no ES

Hubs começam a levantar prioridades para alavancar inovação no ES

Representantes terão reuniões quinzenais com o governo estadual para priorizar desafios e oportunidades que propiciem o fortalecimento do setor. Líderes do ecossistema criaram grupo para atrair mais apoios

Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 17:07

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Encontro de hubs do ES
A reunião ocorreu na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na manhã de quarta-feira (21). (Divulgação)
Arthur Moschen
[email protected]
Wanessa Eustachio
Analista de Comunicação / [email protected]

Diante do desafio de tornar o Espírito Santo competitivamente inovador no cenário nacional, hubs do Estado se uniram para alcançar esse objetivo e, a partir de agora, iniciam uma fase de diagnóstico das principais necessidades do setor e como o poder público pode colaborar efetivamente para atrair mais negócios e investimentos. Este foi o resultado de uma reunião com representantes do Fonte Hub, do Base27, do Hub Fucape e We Believe e da a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na manhã de quarta-feira (21).

O encontro é um desdobramento de um movimento nacional de hubs junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que aconteceu em Brasília no final de 2023, para potencializar a prática e o fomento de editais e leis de incentivo aos ambientes de inovação. A gerente de Inovação da Rede Gazeta, Patrícia Lino, explicou que o grupo terá reuniões quinzenais com o governo do Estado para identificar e buscar soluções em conjunto. “O objetivo é alinhar os esforços com as políticas públicas do governo estadual e do MCI com foco em inovação, buscando o suporte para ampliar o impacto e alcance dos hubs”, ressalta.

Patrícia acrescentou ainda que entre as principais demandas estão: buscar apoio financeiro para a sustentabilidade dos hubs, como por subsídios, editais de fomento e parcerias com o setor privado; capacitação para o time dos hubs e das startups, por meio de qualificação profissional em áreas estratégicas e voltadas à tecnologia e inovação; e integração entre os hubs e o ecossistema de inovação, com criação de um plano integrado de inovação e maior colaboração entre os diversos atores envolvidos.

Busca de mais apoios

A CEO do Base27, Michele Janovik, contou que a partir dos levantamentos das demandas será possível organizar as prioridades, trabalhando estratégias de curto, médio e longo prazo. “Atualmente, temos nove hubs capixabas envolvidos diretamente com esse grupo. Mas todo hub que compartilhar do objetivo deste projeto será bem-vindo e isso só agrega à iniciativa. Temos um grupo no WhatsApp, quem tiver interesse de acessar pode entrar", explicou. Se você representa um hub de inovação, clique aqui para acessar o grupo.

Juão Vitor Silva, assessor técnico da Secti ressalta a importância do encontro ocorrido na quarta-feira para entender as demandas dos hubs. “Ao entender as necessidades dos hubs, o governo pode implementar medidas mais eficazes para apoiar e promover a inovação no Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e o crescimento do ecossistema de inovação”, explicou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais