> >
Paulinho decide na prorrogação, Palmeiras bate Botafogo e avança no Mundial

Paulinho decide na prorrogação, Palmeiras bate Botafogo e avança no Mundial

Verdão foi melhor durante todo o jogo, mas apenas no tempo extra conseguiu sacramentar a classificação diante do Glorioso

Publicado em 28 de junho de 2025 às 16:19

Paulinho fez o gol que garantiu a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo e a classificação às quartas de final
Paulinho fez o gol que garantiu a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo e a classificação às quartas de final Crédito: Lee Smith/Reuters/Folhapress

O Palmeiras está nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Com gol de Paulinho aos 10 minutos da prorrogação, o Alviverde bateu o Botafogo por 1 a 0 neste sábado (28), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia e agora aguarda o vencedor de Benfica e Chelsea para conhecer o adversário na próxima fase.

Paulinho entrou aos 19 minutos do segundo tempo, anotou na prorrogação e saiu na sequência. O jogador ainda atua com controle de minutagem por conta da cirurgia na perna. 

Foi o segundo gol do camisa 10 no campeonato. Ele anotou o primeiro no empate com o Inter Miami pela última rodada da fase de grupos. O resultado garantiu a primeira colocação do Grupo A ao Alviverde.

O Palmeiras ainda teve um fim de jogo dramático, com Gustavo Gómez expulso. O capitão alviverde agarrou Barboza no meio-campo, fora da disputa de bola, e recebeu o segundo amarelo. 

O Jogo

O Palmeiras ditou o ritmo do meio para frente, variou repertório, mas parou no bloqueio do Botafogo. O Alviverde teve a posse da bola no primeiro tempo e tentou atacar tanto na troca de passes quanto em lançamentos longos - especialmente para Estêvão e Vitor Roque. O time, porém, teve muita dificuldade para finalizar com liberdade diante de um bem postado Botafogo e levou maior perigo nas bolas paradas.

Botafogo equilibrou após parada técnica, jogo ficou aberto, mas não saiu do 0 a 0. Renato Paiva aproveitou a pausa para hidratação para fazer ajustes, e o Alvinegro passou a ter mais a bola e encontrar espaços -especialmente pelos lados- para testar a defesa alviverde. Já o Palmeiras tentou no contra-ataque, mas os goleiros seguiram trabalhando pouco e o confronto seguiu zerado.

Palmeiras ativou "modo bombardeio", Vitor Roque arriscou até bicicleta, mas única bola na rede não valeu. O time de Abel Ferreira aproveitou os espaços de um mais ousado Botafogo para tentar sair na frente logo no início do segundo tempo. Mais solto e driblador, Estêvão até colocou a bola na rede, mas o árbitro apontou impedimento. Já Vitor Roque se arriscou na bicicleta, mas sem sucesso.

Times trocaram, jogo perdeu fôlego e foi para a primeira prorrogação do Mundial. Tanto Palmeiras quanto Botafogo fizeram as cinco substituições, mas as duas equipes passaram a cadenciar mais a partida -que também ficou mais faltosa- até o fim do tempo regulamentar.

Prorrogação

Botafogo começou melhor na prorrogação, mas Paulinho chamou a responsabilidade e abriu o marcador. O Alvinegro começou no ataque, forçando as jogadas, especialmente pelos lados do campo, mas dando pouco trabalho para Weverton. Do outro lado, o camisa 10 do Palmeiras chamou o jogo e, em bela jogada individual, abriu o placar na Filadélfia. Com controle de carga, ele saiu logo depois.

O Alvinegro foi para o tudo ou nada, mas o Palmeiras se segurou com um a menos e está nas quartas. Os cariocas se lançaram ao ataque em busca do gol de empate, encurralaram o adversário em seu campo de defesa e levaram muito perigo. O time paulista, porém, conseguiu segurar a baliza zerada e avançou no Mundial, mesmo após o capitão Gustavo Gómez ser expulso por segundo amarelo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

palmeiras botafogo Copa do Mundo de Clubes

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais