"Só descobrem os erros após a tragédia", diz leitor sobre morte em parque

Leitores ficaram indignados com as falhas de fiscalização e a consequente falta de segurança no parque de diversões que foi cenário da morte de uma mulher no fim de semana

Publicado em 03/02/2020 às 17h03
Brinquedo em parque de Itaipava onde mulher morreu e filha ficou ferida. Crédito: Reprodução
Brinquedo em parque de Itaipava onde mulher morreu e filha ficou ferida. Crédito: Reprodução

A professora Míriam Oliveira, de 38 anos, morreu após ser arremessada do brinquedo "Surf" em um parque de diversões em Itapemirim, no Sul do Estado, na noite de sábado (1º). A mulher estava acompanhada da filha, que teve traumatismo craniano e permanece internada. Nesta segunda-feira, o dono do estabelecimento e o operador do brinquedo que provocou a morte foram presos. Eles foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória de Marataízes. O parque não possuía alvarás de funcionamento da prefeitura e da polícia.

As circunstâncias da tragédia, com os problemas retratados de fiscalização e o fato de o operador ter confessado embriaguez, provocaram muitas reações dos leitores nas redes sociais. A indignação dominou os comentários, como se pode ver na seleção abaixo:

Não possuía alvará de funcionamento... e precisou alguém morrer para só então "descobrir" isso! Todos são culpados, porque onde estava a fiscalização esse tempo todo? Cadê a vistoria? Proprietário e funcionário devem responder sim, óbvio, mas e os outros negligentes que não exerceram seus serviços??? Vai ficar por isso mesmo, né! Até agora não vi ninguém indo atrás dos outros órgãos responsáveis por fiscalizar para questioná-los ou indiciá-los. (Alice Moraes)

Não possui alvará, mas tava funcionando de vento em popa, com uma estrutura que até um deficiente visual conseguiria perceber, menos a prefeitura e demais órgãos públicos que vão dizer que não sabiam que o parque existia. (Rapahel Silva)

E esse parque se instalou do nada, sem ninguém perceber? Alguém do poder público tem que ser preso também. (Elton Maciel)

Como sempre, só lembram que existe órgão fiscalizador depois que a tragédia acontece, sempre assim, daí de agora em diante começarão a fiscalizar os parques Estado afora, isso num curto período de 15 dias, depois esquecem de novo, até a próxima tragédia. (J Lopes de Jesus)

Houve omissão das autoridades sim, como uma estrutura dessas chega à cidade e nenhum órgão fiscalizador da prefeitura e da polícia se dão conta, quando é um comerciante local os fiscais ficam em cima cobrando os alvarás, porque com o parque não houve essas mesmas cobranças? (Márcia Silva)

Eu acho que eles deveriam parar de fiscalizar as pessoas que trabalham nas praias para ganharem seus sustento nessa época de verão e fiscalizar esses parques doidos, tem vários por aí. Fica a dica. (Mariluse Lima)

Esses parques ficam funcionando todos os anos, em varias épocas, em varias cidades, e uma pessoa precisa morrer para aí sim a prefeitura tomar uma providencia aff (Marlon Gauthier)

Então quem é culpado é a prefeitura, que deveria fiscalizar. (Rosana Balestrero)

Questiono como que um parque se instala num município sem este perceber Acho eles estavam bem escondidos. Lamentável a omissão da municipalidade. (Geraldo Fragoso)

É sempre assim, só descobrem os erros depois que acontece uma tragédia como essa. Agora fica uma família destruída, sofrendo! O mínimo que esperamos é que os responsáveis sejam punidos. (Vanessa Galvani)

Nós moradores pagamos um absurdo para ter o direito de trabalhar em nossa própria cidade. Sem falar de toda a burocracia que temos que enfrentar todo ano. Gostaria de saber se a prefeitura irá responder criminalmente por isso também, afinal no mínimo foi vista grossa, ingerência isso. E só lembrando o Parque de Itaipava é o mesmo de Piúma. Como será que está a situação dele aqui? (Vanessa Silva)

Tem quanto tempo que esse parque tá funcionando nesse local e nessa cidade? Só depois de uma morte que foram ver que não tem um alvará? Cadê os fiscais? (Janete Fernandes)

Como é que é que a prefeitura autorizou a instalação e funcionamento desse parque? Para abrir uma loja é tanta burocracia... Mas para deixar funcionar um parque onde estão vidas em jogo a coisa muda de figura $$$$$$$$$$ (Débora Trancoso)

Agora a única coisa que ficou foi a família da Miriam destruída, a filha dela sem a mãe. A pequena ainda está no hospital com traumatismo craniano, o marido dela sem a esposa. Eu a conhecia, um doce de pessoa, super família, eu fico aqui imaginando o sofrimento do marido em ver elas sendo arremessadas sem poder fazer nada, vendo sua esposa morta no chão e sua filha alí caída. Meu Deus, quanto sofrimento pra todos amigos e familiares. Só Deus mesmo. (Elenice Andrade)

Os responsáveis também são a fiscalização da prefeitura, da polícia e da própria população. (Clebson Da Silva Santos)

Não vou nesses parques itinerantes de jeito nenhum, já houve várias mortes envolvendo esses brinquedos, quem garante que tem manutenção adequada? Quem garante e atesta a instalação desses parques? Lamento pela vítima e sua família! (Roberto Gomes)

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.