ASSINE

Segurança e cuidado: premissas básicas para receber clientes

Novas medidas são agregadas ao protocolo do Shopping Vitória. Agora, o empreendimento conta com a tecnologia ultravioleta para descontaminação

Publicado em 21/09/2020 às 11h53
Atualizado em 21/09/2020 às 11h53
Orientações de segurança para combater o novo coronavírus são encontradas em diversos pontos do Shopping Vitória
Orientações de segurança para combater o novo coronavírus são encontradas em diversos pontos do Shopping Vitória. Crédito: Divulgação/Camilla Baptistin

Após o período de fechamento determinado pelas autoridades para evitar a propagação da Covid-19, a reabertura dos shoppings só foi liberada com uma série de medidas de segurança para que os locais não sejam focos de contágio. A complexa crise provocada pela pandemia fez com que os empreendimentos equilibrassem na balança dois fatores fundamentais na vida das pessoas: a saúde e o emprego.

No Shopping Vitória, por exemplo, são cerca de 6 mil funcionários considerando todas as lojas do mall. Se as restrições continuassem por um período maior do que os 74 dias, o cenário se tornaria cada vez mais arriscado. "Essa é uma corda que, em alguma hora, estoura e o principal impactado é o trabalhador. Era isso que a gente mais temia, um desemprego muito grande. Quanto mais tempo restrito, mais risco se corre nesse sentido. O lojista para de vender, e tem que demitir ou fechar a loja", pontua Raphael Brotto, diretor-geral do empreendimento.

Passados os 90 dias desde a reabertura, o Shopping Vitória adotou outras medidas ao protocolo, que já contava com mais de 50 itens. A partir de agora, novas tecnologias são usadas para descontaminação.

Raphael Brotto

Diretor-geral do Shopping Vitória

"São tecnologias inovadoras, estamos sempre pensando em inovação. Trouxemos a luz ultravioleta para todos os pares das escadas rolantes porque esse sistema esteriliza os corrimões que são ambientes de muito contato. Essas áreas vão ser 100% esterilizadas o tempo inteiro e as medidas vão entrar em operação nos próximos dias"

Essa mesma tecnologia também é usada em um compartimento no qual as pessoas podem colocar o que compraram no shopping para descontaminar as embalagens e sacolas dos produtos. Segundo Brotto, esse serviço é disponibilizado gratuitamente, e também outros ambientes serão esterilizados com a luz ultravioleta. "Além do álcool 70%, também estamos trazendo um produto que tem mais aderência nas mãos, e protege por mais horas. O álcool é muito rápido, é preciso repassar sempre. Esse produto tem uma permanência de duas horas e, então, não precisa utilizar o tempo inteiro", destaca.

AMBIENTE SEGURO

O cuidado com as pessoas e o meio ambiente faz parte da rotina da empresa que, em todos os planejamentos, também busca uma pegada sustentável. De acordo com Brotto, o Shopping Vitória faz reaproveitamento da água da chuva para irrigar todo o jardim do mall, além da vaga de garagem para carro elétrico, que pode abastecer de forma gratuita, e bicicletário para 100 bikes. A segurança externa agora também vai contar com motos elétricas, que não poluem o meio ambiente.

Para oferecer um entretenimento em segurança na pandemia, o Shopping Vitória aderiu ao cinema drive-in
Para oferecer entretenimento em segurança na pandemia, o Shopping Vitória aderiu ao cinema drive-in. Crédito: Divulgação/Camilla Baptistin

O empreendimento conta com ponto de coleta de lixo eletrônico, recolhe todos os óleos de cozinha dos restaurantes, e todos os vidros do prédio possuem um adesivo que refletem a luz do sol e, com isso, reduz o calor e o consumo de energia no empreendimento. "Pensamos isso o tempo inteiro, e cada vez mais. Fora os projetos sociais que também estão dentro da questão da sustentabilidade", frisa Brotto.

Todas as campanhas e eventos do shopping - como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e Natal - são feitas com a parceria de alguma instituição social. "Quando colocamos uma atração na nossa decoração, por exemplo, e, se a criança paga R$ 5 para brincar, 100% dessa verba é destinada para alguma instituição. Também fornecemos locais no empreendimento para que as associações possam vender os produtos que fabricam como fomento de renda e assistência social", exemplifica o diretor-geral.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.