Publicado em 15 de outubro de 2020 às 17:42
Melhorar a performance, ser produtivo e focado, e alcançar mais resultados com menos recursos, dentre eles o tempo, são desejos que provavelmente passam pela cabeça da maioria das pessoas. Mas por que então não aprender métodos para atingir esses objetivos desde a infância? Essa é a proposta do Centro Educacional Leonardo Da Vinci ao capacitar os seus alunos em metodologias de planejamento e execução do estudo semanal.
Esse conteúdo é trabalhado já a partir do 6º ano do ensino fundamental na disciplina Horário de Estudo (HE) no Integral, ou Organização de Estudo (OE), no Semi. É exatamente nessa série que os estudantes passam a lidar com mais matérias, professores e livros, tornando-se ainda mais essencial saber organizar a sua rotina, além de consolidar o hábito de estudo diário e não somente na véspera de prova.
De acordo com a orientadora educacional do ensino fundamental II do Da Vinci, Valéria Assad, o objetivo final é formar um aluno autônomo, disciplinado e autorresponsável pelo seu desenvolvimento. Contudo, inicialmente é preciso mostrar a importância de planejar as atividades que precisa executar dentro de um período.
Valéria Assad
Orientadora educacional do Ensino Fundamental II do Da VinciConscientes disso, os alunos são orientados quanto às opções de metodologias de estudos e aprendem a identificar qual delas favorece mais o aprendizado dele, visto que isso pode variar de um estudante para o outro. Falamos de mapa mental, pesquisa, fichamento, resumos eficientes. Dotamos o aluno de instrumentos e dinâmicas para ele se conhecer e aplicar os métodos, buscando mais eficiência nos estudos, comenta.
Nesse contexto, o professor também tem um papel diferente. Ele não trabalha um conteúdo específico, mas observa o aluno para identificar o seu perfil, apoia na construção dos planejamentos, indica os pontos a serem trabalhados, aponta caminhos de aprofundamento.
Às vezes, o aluno é bom nas disciplinas, mas tem problema de organização e por isso tem dificuldade de avançar. Outras vezes, o foco é uma disciplina específica que precisa de mais dedicação. Outros avançam em organização e nas disciplinas e são incentivados a ter uma ampliação cultural com leituras literárias, de jornais e revistas, pesquisas, etc. Em resumo, especialmente o HE, por ter uma carga horária ampla, é mais um espaço da escola de personalização, suporte e construção das bases para a formação de um aluno autônomo e protagonista no mundo, conclui.
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