> >
10 dicas de gentileza no trânsito para evitar acidentes

10 dicas de gentileza no trânsito para evitar acidentes

Atitudes como dar seta ao mudar de pistar e parar quando o pedestre for atravessar a faixa fazem diferença

Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 14:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
É preciso que aconteça uma mudança de comportamento para que a realidade do trânsito também mude. (Divulgação)

O Carnaval está logo ali. E na época mais alegre do ano, a gentileza não deve ficar de fora, principalmente no trânsito. Dar a seta antes de mudar de pista, parar quando um pedestre for atravessar a faixa e oferecer passagem para quem está andando mais rápido na via são algumas das atitudes que não apenas mostram que o motorista conhece bem as regras do trânsito, mas que também preza pela cordialidade ao dirigir.

No entanto, muitas vezes, o que acontece no trânsito é o contrário. Seja motivado pela pressa, pela falta de paciência, ou simplesmente por não se colocar no lugar do outro, a gentileza no trânsito acaba ficando de lado e o que se vê são ações que podem danificar um veículo ou até mesmo colocar outra vida em risco.

Para a gerente de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) Sheila Silverol, é preciso que aconteça uma mudança de comportamento para que a realidade do trânsito também mude. Uma das formas que o órgão tem trabalhado é com aulas de educação para o trânsito desde a Educação Básica até o Ensino Superior. E muitas crianças e jovens tornam-se multiplicadores de bons exemplos.

Aspas de citação

As crianças chamam a atenção dos pais ou responsáveis quando estão cometendo alguma infração, como falar ao celular dirigindo. E também reforçamos, junto ao adulto que, se ele ama a pessoa que está transportando, ele deve ter cuidado no trânsito.

Sheila Silverol
Gerente de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo
Aspas de citação
Para a gerente de Educação de Trânsito do Detran/ES, Sheila Silverol, muitas crianças e jovens tornam-se multiplicadores de bons exemplos. (Vitória Magalhães)

Outra forma de atingir esse público é por meio de atendimentos psicológicos gratuitos, onde, desde o ano passado, vítimas e pessoas que perderam seus entes queridos em um acidente de trânsito contam sobre a perda. “Quando a pessoa vê que isso realmente pode acontecer, há uma mudança. Ela entende que a pressa e não adotar comportmaentos seguros no trânsito pode causar acidentes”, afirma.

E para evitar que acidentes ocorram, ou mesmo que o trânsito seja menos estressante, a mudança deve partir de cada um. Ou seja, a gentileza que o motorista espera ver no trânsito tem de começar por ele mesmo. Por isso, preste atenção a essas dez dicas para que a gentileza seja uma constante quando você estiver ao volante. E também fora dele.

SAIBA – Gentileza gera gentileza

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Preso no engarrafamento?

    Ligue o rádio, ouça sua música favorita, ou tente estacionar o veículo para buscar caminhos alternativos pelos aplicativos de GPS.

  • 02

    Faixa de pedestre

    Parar na faixa para pedestre, quando não há semáforo, é obrigação de todo motorista. Por isso, preste atenção quando alguém for atravessar e vá diminuindo a velocidade, para o motorista de trás entender que você irá parar na faixa.

  • 03

    Motociclista:

    Evite andar pelo corredor e tome cuidado com retrovisores, e movimentos bruscos dos veículos mudando de via.

  • 04

    Siga em paz

    Não tente “tirar satisfação” com outro motorista que você acha que agiu de má-fé no trânsito. Siga seu caminho em paz.

  • 05

    A sinalização é feita para ser obedecida.

    Então, não tente ultrapassar os limites de velocidade. Se em um local a velocidade é de 40 km/h, há motivos para isso.

  • 06

    Evite chegar atrasado

    Saia sempre no horário, com alguns minutos de folga até a hora marcada. Se não conseguir, avise que atrasará.

  • 07

    Celular é para ser usado antes e depois de dirigir

    Não atenda ou manuseie o celular quando estiver ao volante ou pilotando a moto. Isso pode causar acidentes.

  • 08

    Está na pista da esquerda andando devagar?

    Tente liberar a via para um motorista que está com um pouco mais de pressa. Lembre-se: é preciso respeitar o tempo dos outros também.

  • 09

    Segurança

    No trânsito, o veículo maior deve sempre cuidar da segurança do menor. Ou seja, caminhões e ônibus devem respeitar carros, que devem cuidar da segurança de motocicletas e bicicletas. E todos devem respeitar o pedestre.

  • 10

    Vai sair com os amigos?

    Então, não esqueça de eleger o motorista da rodada ou se preparar para voltar de táxi ou aplicativo. Não beba quando for dirigir.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais