> >
Sete capitais do Brasil já definiram os prefeitos no primeiro turno

Sete capitais do Brasil já definiram os prefeitos no primeiro turno

Na região Sudeste, eleitores de Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo devem voltar às urnas no próximo dia 29, para o segundo turno das eleições

Publicado em 16 de novembro de 2020 às 02:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alexandre Kalil foi reeleito para Prefeitura de Belo Horizonte
Alexandre Kalil foi reeleito para Prefeitura de Belo Horizonte . (Reprodução/TV Globo)

Neste domingo (15), eleitores foram às urnas para escolher representantes para os cargos do legislativo e executivo em 5.567 municípios do Brasil. Em um momento atípico, em meio à pandemia do novo coronavírus, a votação começou uma hora mais cedo e exigiu o uso de máscaras. 

Além da pandemia, outro fato incomum neste processo eleitoral 2020, foi a suspensão da eleição na capital do Amapá (AM), devido ao apagão ocorrido no último dia 3 de novembro, que deixou o Estado sem energia elétrica. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Macapá, o prazo máximo para que ocorra a votação é o dia 27 de dezembro.

Mas em sete capitais do país, o nome do prefeito que comandará a cidade pelos próximos quatro anos foi decidido logo no primeiro turno: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Natal (RN), Salvador (BA) e Palmas (TO). Em cinco delas, os eleitos já estão no poder.

Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito por 63,36% dos eleitores mineiros; Marquinhos Trad (PSD) venceu a disputa com 52,58% dos votos em Campo Grande (MS); Rafael Greca (DEM) continua na prefeitura de Curitiba pela escolha de 59,77% dos votantes do município; na capital de catarinense Gean Loureiro venceu a disputa com 53,46%; em Natal, Álvaro Dias (PSDB) foi o prefeito escolhido por 56,58% dos votantes; na capital baiana, Bruno Reis (DEM) será o novo prefeito de Salvador (BA), com 64,16% dos votos; e em Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) será a prefeita da capital do Tocantins, eleita com 36,22% dos votos válidos.

SUDESTE

Nas capitais da região Sudeste, os eleitores do Espírito Santo (ES), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) só conhecerão seus prefeitos no segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro. No Espírito Santo (ES), a disputa será entre o Delegado Pazolini (Republicanos), que teve 30,95% dos votos, e João Coser (PT), com 21,82%.

Em São Paulo (SP), no maior Estado da região Sudeste, o segundo turno será entre Bruno Covas (PSDB), atual prefeito da capital, e Guilherme Boulos (PSOL). Covas obteve 32,85% dos votos válidos, contra 20,24% de Boulos. Já no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) vão brigar pela gestão da prefeitura. Neste domingo (15), Paes obteve 37,01% de votos, contra 21,90% de Crivella.

NORTE

Em Belém (PA), disputarão o segundo turno no próximo dia 29, Edmilson Rodrigues (PSOL), que teve 34,24%, e o Delegado Federal Eguchi (Patriota), com 23,06% dos votos.

Na capital do Acre (AC), Tião Bocalom (PP) e Socorro Neri (PSB) se enfrentarão no segundo turno pela vaga de prefeito do município de Rio Branco. O progressista obteve 49,59% dos votos, contra 22,68% da socialista.

A população de Manaus  voltará às urnas para definir a disputa entre Amazonino Mendes (Pode) e David Almeida (Avante). Na capital do Amazonas, o ex-prefeito e ex-governador Amazonino teve 23,92% dos votos, contra 22,35% de David Almeida.

Porto Velho, capital de Rondônia (RO), também decidirá a eleição municipal no próximo dia 29, entre Hildon Chaves (PSDB), com 34,01% dos votos, e Cristiane Lopes (PP), com 14,32%. Já na capital de Roraima (RR), Arthur Henrique (MDB), que recebeu 49,63%, enfrentará Ottaci (Solidariedade), com 10,59% dos votos.

NORDESTE

Em Maceió (AL), a apuração não foi concluída no domingo (15). Mas a análise de 94% das urnas aponta que JHC (PSB) vai para o segundo turno com Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). 

Na capital do Ceará, o deputado estadual José Sarto (PDT), que obteve 35,72% votos, vai disputar o segundo turno com Capitão Wagner (PROS), escolhido por 33,31% dos eleitores.  

Eduardo Braide (Pode), com 37,81% dos votos, estará no segundo turno, pela disputa da vaga do executivo em São Luís, capital do Maranhão, contra Duarte (Republicanos), que obteve 22,15% dos votos.

Em João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP) e Ruy Carneiro (PSDB) se enfrentam para assumir o cargo na capital da Paraíba. O progressista alcançou 20,72% dos votos, contra 16,61 % do tucano.

João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) são os candidatos mais votados do Recife, capital pernambucana. O socialista vai para o segundo turno liderando a votação com 29,17% dos votos conta e a petista, escolhida por 27,95% dos eleitores.

Na capital do Piauí (PI), a decisão será entre Medebista e tucano. Dr. Pessoa, com 34,53% dos votos, e Kleber Montezuma, com 26,70%, disputam a vaga de prefeito de Teresina. Já em Aracajú a disputa continua entre Edvaldo (PDT), escolhido por 45,57% dos eleitores, e a Delegada Danielle (Cidadania), com 21,31%.

CENTRO-OESTE

Em Goiânia, Maguito Vilela (MDB) obteve 36,02% dos votos válidos da capital de Goiás e disputa o pleito no segundo turno no próximo dia 29, com Vanderlan Cardoso (PSD), que teve 24,67% dos votos.

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso (MT), Abílio (Podemos) vai para o segundo turno da disputa com 33,72% de votos, contra Emanuel Pinheiro (MDB), com 30,64%.

SUL

Este vídeo pode te interessar

Em Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB), com 31,01% dos votos válidos, enfrentará Manuela (PCdoB) com 29%.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais