> >
Saiba tudo: o dia de Sergio Moro no Espírito Santo

Saiba tudo: o dia de Sergio Moro no Espírito Santo

Em agendas por Vitória e Cariacica, ministro da Justiça e Segurança Pública discutiu atuação do programa "Em Frente, Brasil"

Publicado em 29 de outubro de 2019 às 20:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sergio Moro em visita ao Espírito Santo. (Carlos Alberto Silva)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, esteve no Espírito Santo nesta terça-feira (29) para participar de reuniões e alinhar pontos de atuação do programa “Em Frente, Brasil”. O município de Cariacica está entre as cinco cidades escolhidas para participarem no projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta do governo federal.

O jatinho da FAB que trouxe o ministro pousou às 9h30 no aeroporto de Vitória. Lá, Moro foi recebido pelo governador Renato Casagrande, pelo prefeito de Cariacica, Juninho, e outras autoridades. De lá, eles seguiram escoltados por batedores da Polícia Rodoviária Federal e outras forças de segurança para o Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, local da primeira agenda.

Lá, membros do executivo estadual apresentaram o programa “Estado Presente” ao ministro, que reconheceu e elogiou o projeto. Depois, por volta de 11h, a comitiva seguiu para o Palácio Anchieta, também no Centro, onde Moro, Casagrande e Juninho concederam uma entrevista coletiva à imprensa.

Nesta entrevista, Moro falou sobre a atuação da Força Nacional, dizendo que o combate ao crime “não é uma corrida de 100 metros, e sim uma maratona”, e também sobre a possibilidade de permanência dos agentes da Força Nacional em Cariacica para além do previsto.

Ainda na coletiva, o ministro se esquivou quando perguntado da nova polêmica criada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao associar o Supremo Tribunal Federal (STF) a hienas. Questionado se a postagem do presidente no Twitter, apagada logo depois de publicada, poderia criar problemas à estabilidade institucional ele ignorou a pergunta.

Ao fim da coletiva, Moro almoçou com as autoridades no Palácio Anchieta. O cardápio foi composto por iguarias do Espírito Santo, como torta capixaba para a entrada e, como prato principal, a tradicional moqueca. Para a sobremesa, torta de coco.

Após o almoço, Moro seguiu para Cariacica e, na sede da prefeitura, conheceu o monitoramento realizado pelo prefeito Juninho de dentro do gabinete. Lá, ele foi apresentado ao sistema de ouvidoria, motivo de polêmica semanas atrás, quando o presidente Bolsonaro ameaçou tirar a Força Nacional do município por conta de um suposto disque-denúncia que teria sido criado para receber eventuais denúncias de abusos contra os militares. No entanto, “aprovou” a plataforma, inclusive solicitando que o ouvidor do ministério também fosse apresentado ao sistema.

Da prefeitura, a comitiva de Moro seguiu para uma escola do município. Localizada no bairro Porto de Santana, a escola João Pedro da Silva recebeu o ministro na quadra, com centenas de alunos que ouviram um discurso inspirador. “Sonhem. E realizem o sonho de vocês”, disse Moro. Na saída do colégio, Moro falou sobre o acordo de cooperação assinado com o Estado, para utilização de imagens da PRF captadas em rodovias federais.

Após a passagem pela escola, Moro foi para o último compromisso da agenda: uma reunião com o comando da Força Nacional na Academia da Polícia Militar, no bairro Santana. Lá, ficou por cerca de duas horas e meia com agentes das forças de segurança e também com membros da Força Nacional, discutindo números e ações do grupo no município.

Ao fim dos compromissos, Moro seguiu para o aeroporto de Vitória, onde embarcou de volta para Brasília às 18h.

Este vídeo pode te interessar

Sergio Moro em visita ao Espírito Santo(Carlos Alberto Silva)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais