> >
Operação da PF mira fraude em merenda escolar em oito cidades do ES

Operação da PF mira fraude em merenda escolar em oito cidades do ES

A Operação Snack Zero começouno início da manhã e investiga também servidores públicos coniventes com as fraudes

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 11:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Operação é comandada pela superintendência da Polícia Federal em Vila Velha. (Fernando Madeira)

A Polícia Federal cumpre 12 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (19) em operação deflagrada contra fraudes em licitações para compra de merenda escolar em municípios das regiões Sul, Serrana e Norte do Espírito Santo. A Operação Snack Zero começou no início da manhã e investiga também servidores públicos coniventes com as fraudes.

De acordo com as investigações, as fraudes consistiam principalmente no prévio ajuste entre empresas que participavam das disputas, prejudicando seu caráter competitivo e causando prejuízos ao Poder Público, com o aumento do preço dos gêneros alimentícios adquiridos. Também foram detectados indícios de fornecimento de produtos com validade vencidos.

Os procedimentos licitatórios com indícios de fraudes ocorreram nos municípios de Marataízes, Fundão, Jaguaré, Vargem Alta, Muqui, Castelo, Rio Novo do Sul e Piúma. E as empresas supostamente envolvidas nas fraudes estão sediadas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Viana e Cariacica.

No total, 52 policiais federais participam da operação. Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de fraude ao caráter competitivo das licitações, com pena de 2 a 4 anos de detenção, fraude mediante venda de mercadoria deteriorada, com pena de 3 a 6 anos de detenção, associação criminosa, com reclusão de 1 a 3 anos, corrupção passiva, com pena de 2 a 12 anos de reclusão, e corrupção ativa, com pena de reclusão de 2 a 12 anos.

Este vídeo pode te interessar

A Polícia Federal marcou uma coletiva para a manhã desta terça-feira, às 10 horas, onde vai detalhar a investigação para a imprensa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais