Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

The Intercept Brasil

Moro nega perseguição a jornalista após vazamento de mensagens

O site O Antagonista noticiou nesta terça que a PF pediu ao Coaf, vinculado ao Ministério da Fazenda, informações sobre Glenn Greenwald

Publicado em 03 de Julho de 2019 às 09:24

Publicado em 

03 jul 2019 às 09:24
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou nesta terça (2) que não há perseguição a jornalista e evitou confirmar a informação de que a Polícia Federal estaria investigando as atividades financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil.
O site O Antagonista noticiou nesta terça que a PF pediu ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), vinculado ao Ministério da Fazenda, informações sobre Greenwald.
O Intercept tem publicado reportagens sobre mensagens atribuídas a Moro e à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
"A questão da investigação está com a Polícia Federal. Não há qualquer perseguição a jornalista e qualquer questionamento a esse respeito tem que ser feito à PF. Respeitamos a liberdade de imprensa", disse o ministro, ao ser questionado, em audiência na Câmara dos Deputados, sobre o suposto pedido da PF ao Coaf.
Procurada pela Folha de S.Paulo, a PF, que investiga a possível ação de hackers no episódio das mensagens, disse que não confirma a informação.
O Coaf informou, por sua vez, que não comenta casos específicos em função do sigilo fiscal e bancário a que está submetido.
"Além disso, não é função do Coaf realizar investigações, o que faz é encaminhar às autoridades competentes de investigação -geralmente Ministério Publico e/ou Polícia Federal- informações sobre movimentações financeiras atípicas. O Coaf também esclarece que não tem conhecimento de nenhum pedido por parte da Polícia Federal", disse, em nota.
Ao comentar a informação em rede social, Glenn Greenwald criticou Moro. "Vai e 'investiga' tudo o que quiser. Grupos de liberdade de imprensa em todo o mundo terão muito a dizer sobre isso. Enquanto você usa táticas tirânicas, eu continuarei reportando junto com muitos outros jornalistas de muitos outros jornais e revistas", disse.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Capixaba André Prando lança álbum colaborativo “Patuá” nesta semana
André Prando lança novo álbum e inicia turnê com shows pelo ES
Parceria econômica entre Mercosul e União Europeia
O acordo Mercosul-União Europeia começou. Agora vem a parte mais difícil
Operários implantam tubulação de esgoto da Cesan
540 km: uma distância equivalente de Vitória a BH de esgoto

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados