Publicado em 26 de junho de 2019 às 22:57
Após ser criado em 2018 com foco em desmentir boatos relacionados à eleição presidencial, o projeto Comprova lança nesta quinta-feira (27) sua segunda fase com atuação no combate à desinformação sobre políticas públicas na internet. O Gazeta Online novamente fará parte da coalizão de veículos de imprensa, que neste ano reunirá jornalistas de 24 empresas de mídia do país.>
Além do Gazeta Online, são integrantes da coalizão AFP (Agence France-Presse), Band, Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Jornal Correio, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL. Jornalistas desses veículos vão trabalhar de forma colaborativa no segundo semestre, com início das atividades em 15 de julho.>
Os profissionais dos veículos participantes receberão treinamento para checar a veracidade de informações que circulam na internet e nas redes sociais, seguindo a metodologia da organização não-governamental First Draft, idealizadora do primeiro Comprova.>
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Claire Wardle, diretora-executiva do First Draft e uma das maiores especialistas do mundo no tema da desinformação, fará o lançamento da segunda fase do projeto durante o congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que acontece de quinta (27) a domingo (30), em São Paulo.>
Claire ressalta que será a primeira vez no mundo que jornalistas de diferentes veículos se unirão de forma colaborativa para verificar informações que não sejam relacionadas a períodos eleitorais. A especialista britânica também pontua que cada vez mais tem sido necessário checar a veracidade de conteúdos.>
De acordo com o editor-chefe de Jornalismo Impresso e On-line da Rede Gazeta, André Hees, "a boa experiência na coalizão formada em 2018 e a crescente onda de desinformação estimularam a Rede a novamente participar do projeto, tendo em vista que o combate à desinformação qualifica o debate público".>
"Avaliamos que é importante continuar porque o debate político no Brasil hoje está muito contaminado pela polarização ideológica e pela desinformação, muitas vezes disseminada de forma deliberada, a serviço de uma agenda que certamente não é republicana. Mais do que nunca, portanto, o jornalismo profissional se faz necessário, para que a sociedade acompanhe as discussões e forme suas opiniões com base em informações confiáveis, apuradas e checadas por profissionais capacitados para isso", diz.>
Nas eleições, o Comprova verificou mais de 140 boatos e identificou que somente 8% tinham informações verdadeiras. A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp, e é coordenada pela Abraji.>
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