> >
Ex-diretor do Tribunal de Contas vira réu por nomeação de tia em 2008

Ex-diretor do Tribunal de Contas vira réu por nomeação de tia em 2008

Wanokzor de Assis, aliado do ex-presidente da Corte de Contas Marcos Madureira, é alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Espírito Santo

Publicado em 8 de julho de 2019 às 19:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Wanokzor Amm de Assis. (PicsArt/Wanokzor Amm de Assis)

A 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória decidiu receber uma ação por ato de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual (MPES) contra Wanokzor Alves Amm de Assis, ex-diretor-geral da Secretaria do Tribunal de Contas do Estado (TCES).

Com a decisão, publicada no Diário da Justiça eletrônico nesta segunda-feira (08), ele foi transformado em réu no processo, que tramita desde 2011. Wanokzor exerceu a direção na gestão de seu aliado de longa data Marcos Madureira, conselheiro que aposentou-se após uma série de polêmicas, e de quem também foi chefe de gabinete no TCES.

O ato que levou Wanokzor a responder por improbidade foi a nomeação, em janeiro de 2008, de mulher casada com um tio dele para o cargo comissionado de consultora de finanças públicas da Corte de Contas. A maneira como se deu a nomeação foi problemática, no entendimento do MPES.

O órgão ministerial sustenta, na ação, que o sobrenome Amm foi suprimido dos registros da tia de Wanokzor para "escamotear" o grau de parentesco da servidora, que permaneceu no cargo até julho de 2009. A supressão impossibilitou a identificação de eventual caso de nepotismo.

Ex-diretor do Tribunal de Contas vira réu por nomeação de tia em 2008

O recebimento da denúncia é apenas a parte inicial do processo. As eventuais responsabilidades de Wanokzor ainda serão apreciadas pela Justiça. O juiz responsável pelo caso, Mario da Silva Nunes Neto, considerou haver "plausibilidade" nas alegações da acusação.

O Ministério Público aponta que o então diretor "usurpou" a função da 3ª Controladoria Administrativa, responsável pela nomeação de servidores.

Em sua defesa preliminar, Wanozkor Alves de Assis, que atualmente é procurador da Câmara de Itapemirim, sustentou que não assinou o termo de nomeação da servidora em questão. Também disse que nem sabia da supressão do sobrenome Amm na portaria de nomeação.

O advogado dele neste processo foi procurado para se manifestar, mas ainda não deu retorno.

APOSENTADORIA E POLÍTICA

Nos anos 1990, Marcos Madureira concentrou grande força política no Espírito Santo, ao lado de José Carlos Gratz e Valci Ferreira. Em 2012, foi afastado do cargo de conselheiro de Contas, por decisão da Justiça e, no ano seguinte, pediu a aposentadoria, antes de perder o cargo.

Este vídeo pode te interessar

Em 2018, Madureira tentou vaga na Assembleia Legislativa. Obteve 13.222 votos, mas não foi eleito. Ele exerce influência na política da Serra, como sugere uma gravação de um vereador afastado do cargo. O parlamentar disse ter recebido dinheiro do conselheiro aposentado no período eleitoral. O caso é investigado pela Polícia Federal.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais