> >
Decreto libera PMs da ativa para atuar em escolas militares e Legislativo

Decreto libera PMs da ativa para atuar em escolas militares e Legislativo

Bolsonaro ampliou as funções consideradas de natureza militar, permitindo que PMs sejam cedidos às escolas, a órgãos do Legislativo e, ainda, a unidades de conservação ambiental

Publicado em 26 de julho de 2019 às 00:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Policiais militares em formação: decreto permite que eles sejam cedidos para trabalhar no Legislativo e em escolas militares. (Divulgação/PM)

A partir de agora, policiais militares da ativa poderão ser cedidos para trabalhar em órgãos do Poder Legislativo, assim como em instituições de ensino cívico-militares, funções que até então eram cívicas. A mudança é prevista pelo Decreto 9.940, publicado nesta quinta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O novo decreto, que também prevê que policiais atuem em unidades de conservação ambiental, altera o artigo 21 do Decreto 88.777 de 1983, que, por sua vez, aprova o Regulamento para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Mas, para além de um possível viés político por trás de tais medidas, especialistas alertam para os impactos que elas podem gerar para a segurança pública e para a própria carreira dos servidores.

O documento publicado define que os agentes de segurança poderão atuar em escolas públicas militares estaduais, municipais e distritais. Já a atuação no Poder Legislativo se estende ainda para nível federal, englobando, portanto, câmaras municipais, assembleias legislativas, a Câmara Federal e o Senado. No entanto, as funções que os policiais poderão exercer nesses lugares não foram especificadas.

Em 2016, o jornal A Gazeta revelou a existência de irregularidades na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), onde, ao invés de existir um PM da ativa trabalhando - conforme previsto no quadro organizacional da PM - havia seis, que realizavam atividades de assessoria militar. 

Depois disso, uma lei sancionada pelo ex-governador Paulo Hartung (sem partido) passou a impedir que policiais da ativa sejam cedidos a instituições públicas ou a outros Poderes. Embora não tenha informado o número de servidores, a assessoria da Assembleia afirma que atualmente somente policiais da reserva trabalham na Casa. Com o decreto do governo federal, essa situação poderá mudar.

Para o cientista político da Mackenzie Rodrigo Prando, o ingresso de policiais no Poder Legislativo soa como uma tentativa de "transformar os militares em agentes políticos", tendo em vista que a classe, de forma geral, se identifica com o PSL e com as ideias do presidente.

"Parece um sinal invertido do que fizeram os petistas assim que ganharam a eleição, quando colocaram sindicalistas em postos chave. Talvez a intenção seja fazer o mesmo com as pessoas mais ligadas aos bolsonaristas. Temos que ver como a oposição reagirá a isso".

O professor continua: "O discurso de Bolsonaro sempre foi contra o aparelhamento do Estado, o que ele chamou de 'despetização'. Mas em política os espaços não ficam vagos. Você então despetisza, mas agora bolsonariza”, critica.

Sérgio Praça, que é cientista político da FGV, reforça: "Tudo que ajuda a flexibilizar a nomeação de assessores para o Legislativo tem uma intenção política. Não se trata de nada ilegal, mas o teor do decreto leva a crer que isso interessa a alguém".

ESCOLAS MILITARES

Já a possibilidade de que os policiais sejam cedidos às instituições de ensino é, para Prando, uma medida que vai ao encontro de uma das bandeiras de Bolsonaro desde sua campanha: a criação de escolas militares por todo o país.

"Bolsonaro sempre deixou clara a ideia de querer que ao menos as capitais tivessem escolas militares modelo", pontua o professor. O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar 108 escolas cívico-militares até 2023. A ideia é que, a cada ano, haja 27 novas unidades modelo, uma por unidade da federação.

SEGURANÇA PÚBLICA

A ampliação do rol de funções de natureza policial pode também ter um impacto direto na segurança pública. Conforme avalia o advogado Tadeu Fraga de Andrade, à medida que mais policiais forem cedidos para escolas e outras atividades, as ruas contarão com menos policiamento.

O mesmo pontua o advogado Fabrício de Oliveira. Transformar em função de "interesse policial-militar a prestação de atividades de magistério ou de prestação de serviços que ninguém sabe de que natureza são junto ao Poder Legislativo pode gerar um desfalque significativo em órgãos essenciais para a manutenção da ordem pública", destaca ele.

Do mesmo modo, Fabrício ressalta que a medida pode resultar em insegurança para os próprios militares. "O exercício do magistério, por exemplo, estará vinculado a algum plano de carreira? Funcionários públicos que já exercem funções nas atividades descritas no decreto vão questioná-lo?", pergunta.

Para Fabrício, a questão pode, inclusive, repercutir no aumento de casos a serem tratados pela Justiça Militar nos Estados. "Haverá um elastecimento do significado de função policial-militar caso algum crime seja praticado pelo militar no exercício dessas novas funções", justifica ele, que conclui:

Este vídeo pode te interessar

"Essa ampliação de funções deveria ser melhor trabalhada numa discussão mais ampla através de mudanças na Lei, com os devidos debates no Congresso, para evitar assim possíveis questionamentos".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais