> >
Cariacica: Euclério Sampaio foi o mais votado em 22 bairros e Célia Tavares, em 10

Cariacica: Euclério Sampaio foi o mais votado em 22 bairros e Célia Tavares, em 10

Dados são da votação no primeiro turno, no dia 15 de novembro, quando havia 14 candidatos na disputa pela prefeitura. Deputado e ex-secretária municipal vão para o confronto direto no próximo domingo (26). Veja o mapa

Publicado em 27 de novembro de 2020 às 14:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mapas resultados por cidade
Mapa do resultado do primeiro turno por bairro de Cariacica. (Arte A Gazeta )

Pelo mapa das seções eleitorais espalhadas por Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) foi o candidato que venceu em mais bairros no primeiro turno das eleições 2020 na disputa pela prefeitura da cidade. O demista foi o mais votado em 22 dos 60 bairros que possuem locais de votação no município. Ao todo, Euclério teve 30.934 votos, indo para o segundo turno como o mais votado, com 18,81% dos votos válidos. Célia Tavares (PT), que também passou para a próxima etapa, foi a mais votada em 10 bairros. A petista teve 23.087 votos no total (14,04%). Os dois voltam a se enfrentar nas urnas no próximo domingo (29).

A divisão da Justiça Eleitoral não é igual à divisão geográfica dos bairros. Algumas vizinhanças no município não possuem seção eleitoral (local de votação), por isso os moradores se deslocam para votar em outro lugar. Dessa forma, algumas seções foram aglutinadas no mapa abaixo para adequação ao mapa disponibilizado pela prefeitura. 

  • Os votos da seção de Areinha foram computados no bairro Prolar
  • Os votos da seção de Boa Vista foram computados no bairro Alto da Boa Vista
  • Os votos da seção de Santa Fé foram somados aos votos do bairro Cruzeiro do Sul
  • Os votos da seção de Vila Rica computados no bairro Santo André

O cenário do primeiro turno em Cariacica foi atípico e embolado. Com 14 concorrentes, não houve uma diferença muito grande de votos entre os que concorreram. O mapa demonstra essa realidade. Enquanto a disputa entre os "mais votados por bairro" em outros municípios da Grande Vitória se divide entre dois ou três candidatos, em Cariacica, oito candidatos foram mais votados em pelo menos uma vizinhança.

Da mesma forma, vencer em mais bairros nem sempre significa receber mais votos, depende da quantidade de eleitores de cada bairro. O terceiro mais votado no primeiro turno, Subtenente Assis (PTB), por exemplo, foi o mais votado em cinco bairros, menos que Sandro Locutor (PROS), que venceu em nove e ficou atrás do militar, em quarto lugar na disputa. Assis teve 18.884 votos e Locutor, 17.536.

REDUTOS DE CADA CANDIDATO

Embora tenha sido a mais votada em apenas 10 bairros, a candidata petista conquistou mais de 20 mil votos entre as demais seções. Somando os votos que teve nos bairros em que venceu, a petista chegou a  2.961 votos. Ao todo, teve 23.087. O local onde teve mais votos foi em Nova Brasília, bairro onde tem família e mora atualmente. A petista alcançou 872 votos por lá.

Já Euclério conquistou 12.952 votos entre os bairros onde foi mais votado. No total, teve 30.934. A maior votação do demista foi em Cariacica Sede, onde teve 1.731 votos. Em Jardim América, teve sua segunda maior votação, alcançado 1.514 votos.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (26) mostrou que Euclério tem 51% e Célia, 49% das intenções de voto, considerando os votos válidos. O resultado configura empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa, de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais