> >
Bolsonaro ameaça cortar relações diplomáticas com Cuba

Bolsonaro ameaça cortar relações diplomáticas com Cuba

Presidente eleito ainda criticouo programa 'Mais Médicos' e afirmou que 75% dos salários são pagos pelo país à ilha

Publicado em 2 de novembro de 2018 às 18:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jair Bolsonaro (PSL). (Divulgação)

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse que não faz sentido manter relações diplomáticas com Cuba porque a ilha desrespeitou os direitos humanos. Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal "Correio Braziliense", Bolsonaro criticou o programa "Mais Médicos", no qual 11.420 médicos cubanos trabalham em regiões pobres ou remotas do

Brasil.

Segundo Bolsonaro, 75% dos salários dos médicos são pagos ao governo de Cuba que não autoriza os profissionais a trazerem seus filhos para o Brasil, citando o caso de um médico cujos três filhos tinham que ficar em Cuba.

"Isso é uma tortura para uma mãe", disse Bolsonaro. "Podemos manter relações diplomáticas com um país que trata seu povo dessa maneira?", questionou.

Ele disse ainda que o programa, iniciado pela ex-presidente Dilma Rousseff para prestar atenção médica em áreas onde os médicos brasileiros não querem servir, poderia continuar, mas os médicos cubanos teriam que obter seu salário integral e ter seus filhos com eles.

Bolsonaro, eleito na semana passada, toma posse em 1º de janeiro e promete a maior mudança na política externa brasileira em décadas.

Este vídeo pode te interessar

Ele buscará relações mais próximas com os Estados Unidos e confirmou na quinta-feira que planeja seguir a liderança do presidente dos EUA, Donald Trump, e transferir a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais