Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Absolvido em 2ª instância

Absolvido da acusação de estupro, Luiz Durão vai voltar à Assembleia do ES

TJES confirmou sentença da 2ª Vara Criminal da Serra. Assim, ex-deputado foi absolvido em duas instâncias. Ele assumirá o lugar de Enivaldo dos Anjos, eleito prefeito de Barra de São Francisco

Publicado em 19 de Novembro de 2020 às 22:07

Redação de A Gazeta

Publicado em 

19 nov 2020 às 22:07
Luiz Durão, ex-deputado estadual, acusado de estupro a adolescente, saindo do Fórum, em Serra Sede, após audiência em maio de 2019
Luiz Durão, ex-deputado estadual, acusado de estupro a adolescente, saindo do Fórum, em Serra Sede, após audiência em maio de 2019 Crédito: Carlos Alberto Silva
Após ser preso e denunciado por estupro, em 2019, o ex-deputado estadual Luiz Durão (PDT) foi absolvido em primeira instância ainda no ano passado e, no último dia 11, também em segunda instância. A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) manteve a decisão anterior, da 2ª Vara Criminal da Serra. 
Durão também vai voltar a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele é suplente da coligação que elegeu Enivaldo dos Anjos (PSD) para o Legislativo estadual em 2018. E, no último domingo, Enivaldo foi eleito prefeito de Barra de São Francisco, cidade do Noroeste do Espírito Santo.  
Quatro dias antes, o relator do caso, desembargador Willian Silva, e os desembargadores Elizabeth Lordes e Pedro Valls Feu Rosa confirmaram a sentença de primeiro grau e absolveram o ex-parlamentar da denúncia de estupro por considerar que não havia prova suficiente de que houve constrangimento ou de que a vítima não teria consentido.
Na época dos fatos, Durão exercia mandato na Assembleia, mas já estava de saída, por não ter sido reeleito em 2018. Ainda assim, era o primeiro da lista dos mais votados para assumir o mandato caso um dos deputados eleitos por sua coligação deixassem o cargo. A coligação era formada por PDT, partido que elegeu Marcelo Santos (agora no Podemos), DEM, PPL e PSD, partido de Enivaldo. Durão teve 17.820 votos.
A situação, na época, criou um desconforto na Assembleia. Marcelo Santos até rejeitou um convite do governador para assumir a Secretaria Estadual de Esportes. Se aceitasse o posto, daria lugar ao ex-parlamentar na Casa.

RELEMBRE O CASO

Durão foi preso em flagrante, no dia 4 de janeiro de 2019, quando saía de um motel na Serra com uma adolescente de 17 anos. A prisão foi feita pelo então delegado titular da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente, Lorenzo Pazolini, que já estava eleito, mas não havia assumido, ainda, o mandato de deputado estadual. Pazolini é candidato à Prefeitura de Vitória e, caso não seja eleito, vai dividir plenário com Durão na Assembleia.
O pedetista ficou preso por 40 dias, mas depois passou a responder ao processo em liberdade. Durante o tempo em que Durão esteve preso, Enivaldo chegou a criticar a atuação de Pazolini e da Polícia Civil no caso.
A adolescente afirma que não consentiu o ato. Durão era conhecido da família dela. Na ocasião, dava uma carona à menina a pedido da mãe, mas desviou a rota e foi a um motel na cidade da Serra. Em outubro, quando foi absolvido pela primeira vez, o ex-parlamentar disse para A Gazeta: “Se me provoca e eu não faço, vão me chamar de que? De gay. Pelo menos eu provo que sou homem.”
A adolescente, no entanto, nega que tenha feito qualquer insinuação ou provocação. Em entrevista, disse que a conclusão de que não há provas era um “absurdo” e que estava sofrendo muito com o caso. “Se tivesse consentimento eu não teria pedido socorro do início ao fim da viagem (...) tem as mensagens, tem o exame de corpo delito e tem depoimentos”, disse.
De acordo com o advogado de Durão, Jovacy Peter, os desembargadores apenas confirmaram o entendimento da 2ª Vara Criminal da Serra, de que não havia provas suficientes para condená-lo.
O Ministério Público do Espírito Santo ainda pode recorrer. A instituição foi procurada pela reportagem, mas não informou se pretende apresentar recurso.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Valentina entrou ao lado do jogador Jorginho, do Flamengo
Menina do ES perde o pai em acidente e volta ao Maracanã com jogadores do Flamengo
Vacina
Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya
Hospital Meridional
Dona do Grupo Meridional, Kora Saúde tem recuperação extrajudicial aprovada

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados